Por ASCOM-PCMG
Com foco no combate ao crime organizado em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou a operação Pretório, nessa segunda-feira (25/8). Duas pessoas foram presas em cumprimento de mandado judicial.

Além das prisões, também foram executadas quatro ordens judiciais de busca em endereços ligados aos suspeitos, resultando na apreensão de uma arma de fogo, munições, droga, balança de precisão, celulares, um veículo e um animal da fauna silvestre em situação irregular.
A ação policial teve como alvo um grupo criminoso armado, estruturalmente organizado e com divisão de tarefas. Eles são suspeitos de praticar tortura e coação a moradores e usuários de drogas na região.
O animal encontrado durante a ação foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para os devidos cuidados, e os suspeitos, ao sistema prisional.
Pretório
O nome da operação deriva da Roma antiga, em referência ao comandante local. Diante de sua fortaleza, ele aplicava as leis e administrava a justiça da forma como lhe convinha, o que se assemelha à forma de justiça aplicada pelos suspeitos na região por eles dominada.
A operação, coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia em Ribeirão das Neves, contou com o apoio da 1ª Delegacia de Polícia em Ribeirão das Neves, da 3ª Delegacia Regional em Ribeirão das Neves, do 2º Departamento em Contagem, da 2ª Delegacia Regional em Betim, da Delegacia de Polícia em Esmeraldas e da Coordenadoria de Operações Especiais (COE).