Tomou posse nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, na sede do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM) a nova diretoria executiva do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), mandato 2025/2027. A Assembleia Geral para eleição da chapa única foi presidida pelo comandante da 83ª Cia PM do 26º BPM, tenente Arney Pereira Amaral. Além da nova gestão do colegiado, foram eleitos três membros titulares do Conselho Fiscal do órgão.

Edson do Carmo Taveira “Edinho Caratê” deixa a presidência para assumir vaga no Conselho Fiscal. Ele será substituído por André Luiz Coutinho. Ambos integram a equipe de agentes de proteção lotados na vara da infância e juventude do Fórum Desembargador Drummond. Como vice-presidente, assume Tatiane Silva Gonçalves. Edmilson Geraldo Teixeira é o novo tesoureiro e diretor financeiro. Ivânia Mártir de Lima assume como suplente.

O secretário e diretor administrativo eleito no colegiado é José das Dores Gomes Rosa, “Zequinha”, e como seu suplente, Jefferson Clayton Vieira Gonçalves. A diretoria de patrimônio estará sob a responsabilidade de Carlos Alberto de Oliveira “Carlinhos”. Além de Edinho Caratê, os demais conselheiros fiscais são: Wendel Divino Cruz e Fernando Olívia Rocha Filho “Nande”. O mandado da nova gestão termina dia 19 de agosto de 2027.

O Consep de Itabira é espaço de participação da comunidade na construção de soluções para o setor. São várias atribuições que visam promover a articulação entre população e órgãos de segurança: promover diálogo entre moradores, autoridades municipais, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos, para identificar demandas, cobrar ações e acompanhar indicadores de segurança.

O colegiado pode mapear problemas de segurança, propor políticas e ações preventivas, educativas e até repressivas, como exemplo: campanhas, melhor iluminação pública, e incentivar o policiamento comunitário, quando cabível. Também pode desenvolver iniciativas conjuntas entre escola, assistência social, cultura e esporte para reduzir fatores de risco e promover a convivência pacífica, com participação cidadã.