Mandíbula travada? Veja exercícios simples para aliviar a tensão e as dores na região

Denise Almeida

Profile portrait of cute redhead caucasian woman with freckles shouting out loud and being angry while standing over gray background. Girl argues with her boyfriend while on street.

O desconforto pode ser causado por estresse, bruxismo ou problemas na articulação

Se você já sentiu a mandíbula rígida, dificuldade para mastigar ou até dores faciais sem explicação, saiba que isso pode ser sinal de tensão na região. Esse desconforto está frequentemente associado à disfunção temporomandibular (DTM) e ao bruxismo, mas também pode ser desencadeado por estresse, ansiedade, traumas, problemas dentários e até inflamações ósseas.

“A boa notícia é que, além do acompanhamento profissional, alguns exercícios simples ajudam a relaxar os músculos do rosto, aliviando dores e melhorando a qualidade de vida”, explica a Dra. Thais Morais Pinto, implantodontista da PróRir, rede de clínicas odontológicas.

Confira abaixo quatro práticas eficazes para fazer em casa e aliviar a tensão na mandíbula:

  • Massagem facial: Use as pontas dos dedos para fazer movimentos circulares na região do maxilar. Depois, faça leves beliscões e solte suavemente a pele com o polegar. “Finalize alongando a mandíbula no sentido de baixo para cima, mantendo a boca levemente aberta”, orienta a Dra. Thais.
  • Abra e feche a boca corretamente: Com postura ereta e a língua apoiada no céu da boca, abra e feche a boca lentamente. “Repita até 10 vezes, respeitando seus limites”, diz a dentista.
  • Movimente as bochechas: Encha as bochechas de ar e movimente esse ar de um lado para o outro, estimulando os músculos faciais.
  • Boceje ou simule os bocejos: O ato de bocejar alonga naturalmente a mandíbula. “Sempre que possível, simule bocejos para ajudar no relaxamento muscular”, lembra a profissional.

O ideal é realizar esses exercícios todos os dias, sempre respeitando os limites do seu corpo. Eles não substituem o tratamento, mas ajudam muito no controle da dor e na prevenção. “Diante de dores persistentes, o mais indicado é procurar um dentista especializado em DTM para diagnóstico e tratamento adequado”, finaliza a especialista da PróRir.

Sobre a PróRir

Fundada em 2006, a rede carioca de consultórios odontológicos, visa aliar um serviço de qualidade a preços acessíveis, atendendo com serviços que vão de estética a procedimentos cirúrgicos. Desde 2017 no franchising, a marca possui atualmente 20 unidades no estado do Rio de Janeiro, tendo realizado mais de 1 milhão de atendimentos ao longo dos anos. Hoje, a empresa tem como meta um crescimento a nível nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *