GMF do TJMG realiza inspeções a unidades socioeducativas em Contagem

Foram inspecionadas a Casa de Semiliberdade e o Centro de Internação Provisória

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, na sexta-feira (20/9), visitas de inspeção a duas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte. Foram inspecionadas a Casa de Semiliberdade, inaugurada em fevereiro deste ano no Bairro Santa Cruz, e o Centro de Internação Provisória, no Bairro Riacho das Pedras, que começou a funcionar em junho de 2024.

Not---Visita-GMF-Casa-de-Semiliberdade-Contagem.jpg
O juiz coordenador executivo do GMF/TJMG para assuntos do Socioeducativo, José Roberto Poiani, acompanhou a visita à Casa de Semiliberdade, em Contagem, inaugurada em fevereiro deste ano ( Crédito : Divulgação/TJMG )

As inspeções foram acompanhadas pelo coordenador executivo do GMF/TJMG para assuntos do Socioeducativo, juiz José Roberto Poiani. Também estiveram presentes o juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Contagem, Thiago França de Resende, e a assessora do GMF dos eixos Socioeducativo e Prisional, Ana Beatriz da Silva Magalhães. Representantes dos institutos Pemse e Elo, que fazem a cogestão da Casa Semiliberdade e da Casa de Internação Provisória, respectivamente, também acompanharam as visitas.

Segundo o superintendente do GMF/TJMG, desembargador José Luiz de Moura Faleiros, as inspeções nas unidades socioeducativas têm o propósito de garantir que os objetivos da Política de Atendimento Socioeducativo estejam sendo aplicados efetivamente. “Nesse cenário, o GMF, seguindo as diretrizes da Resolução nº 214/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realiza as visitas como forma de auxiliar no aprimoramento do Sistema Socioeducativo, de modo a garantir que a integridade física e psicológica do adolescente em cumprimento de medida seja respeitada”, afirmou.

Not---visita-GMF-Centro-de-Internacao-Provisoria-de-Contagem1.jpg
Inspeção do GMF/TJMG ocorrida no dia 20/9 no Centro de Internação Provisória de Contagem, implantado em junho deste ano ( Crédito : Divulgação/TJMG )

O juiz José Roberto Poiani afirmou que as visitas aconteceram com o objetivo de conhecer a estrutura e o funcionamento das casas e seus espaços. “Inspecionamos as questões estruturais, os espaços físicos, as condições dos prédios, os espaços de cada atividade que são realizadas pelos adolescentes e os alojamentos”, disse.

Segundo o magistrado, adolescentes e equipes técnicas também foram ouvidas durante as inspeções: “Não constatamos nenhuma irregularidade grave.”

Após as inspeções, o GMF/TJMG compartilha as avaliações, por meio de relatórios, com instituições que fazem parte do Sistema Socioeducativo do Estado.

Not---visita-GMF-Centro-de-Internacao-Provisoria-de-Contagem3.jpg
Durante as visitas, a comitiva do GMF/TJMG ouviu adolescentes privados de liberdade nas duas unidades ( Crédito : Divulgação/TJMG )

O juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Contagem, Thiago França de Resende, disse que se sente orgulhoso pelo trabalho do GMF/TJMG. “Recebi mais uma demonstração da parceira e da presença construtiva do GMF. É um órgão que vem mostrando a que se presta, auxiliando os órgãos de execução, tanto Penal, quanto no Socioeducativo”, afirmou.

Dircom – TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *