Bebida rica em vitamina C atua na digestão e pode promover a saciedade, mas é importante ter cuidado com as quantidades
Bruno Bucis/Metrópoles
Getty Images
A dupla é praticamente inseparável. Quase sempre que se pede uma garrafa de água com gás em um restaurante, ela vem acompanhada de um copinho de limão espremido. A bebida ácida costuma ser escolhida por quem quer controlar o peso e manter um estilo de vida mais saudável, mas afinal, ela faz bem para o corpo?
Leia também
- Limão: confira os benefícios do consumo da fruta todos os dias
- Água com limão: 8 benefícios que o consumo diário oferece à saúde
- Causa celulite? Estraga os dentes? Conheça 5 mitos da água com gás
- Água com limão: confira motivos para incluir o hábito na rotina
Segundo o nutricionista esportivo Felipe Marangon, de Brasília (DF), a combinação da bebida é “extremamente saudável”. “A água com gás é tão hidratante como a água comum e mesmo com a inclusão do limão, é uma bebida de zero calorias. Além disso, a fruta é riquíssima em vitamina C e bastante ácida, o que favorece a digestão”, complementa ele.
A vitamina C é importante para manter a imunidade do organismo, além de ajudar na produção do colágeno e da absorção de ferro e outros nutrientes. O sumo de fruta também possui propriedades antioxidantes, o que ajuda a controlar a degeneração celular.
Água com gás e limão emagrece?
A bebida pode também ser uma aliada na perda de peso. O nutricionista Alessandro Mascarenhas, docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Divinópolis (MG), destaca que a bebida pode dar uma leve sensação de saciedade a quem a toma, por seu gás natural e por sua acidez, que faz um ajuste no PH do estômago, controlando a ingestão e auxiliando na perda de peso.
“O uso frequente e em quantidades moderadas de água com gás e limão pode auxiliar no processo digestivo, levando a uma maior saciedade por estimulação mecânica dos sais utilizados na digestão”, explica o nutricionista.
Embora os profissionais destaquem que a bebida não ajuda diretamente a emagrecer, ela auxilia na adoção de hábitos saudáveis para substituir bebidas que são mais calóricas e prejudiciais ao organismo, como os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.
A água com gás e limão espremido deve ser evitada apenas por pessoas que têm indigestão com a bebida ou gastrite, já que os ácidos podem trazer desconforto digestivo e sensação de queimação para quem tem a condição. O excesso de gás também pode dar uma sensação desconfortável de inchaço.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!