Sem deixar espaços para a Macaca jogar, Coelho foi efetivo, se recuperou após derrota na última rodada e dorme na liderança
Lucas Sanches/Itatiaia
América venceu a Ponte Preta e assumiu a liderança da Série B
Mourão Panda/América
O América é o novo líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (9), o Coelho venceu a Ponte Preta por 2 a 0 no estádio Independência, em Belo Horizinte, pela 9ª rodada da competição. Dudu Vieira marcou um gol contra no primeiro tempo, e Fabinho fechou o marcador para os donos da casa já na etapa final.
Com o resultado, a equipe americana vai a 18 pontos e assume a liderança da Série B de forma provisória. Para terminar a rodada em 1º, o América torce por tropeços do Ceará, nesta segunda (10), e do Goiás, na terça (11).
A Ponte Preta, por sua vez, fica com 9 pontos após 9 partidas e ocupa a 14ª posição na tabela. Até o fim da rodada, a Macaca pode perder mais uma posição.
Próximo compromisso das equipes
Sem tempo a perder, o América já se começa preparação para a sequência da Série B. O Coelho agora recebe o CRB pela 10ª rodada no sábado (15), mesmo dia em que a Ponte Preta joga contra o Novorizontino em Campinas.
Na sequência, ambas as equipes voltam a campo na quarta-feira, dia 19 de junho. O América vai ao Paraná enfrentar o Coritiba, enquanto a Ponte visita o Botafogo-SP em Ribeirão Preto.
Domínio americano rapidamente convertido em gol
Muito por conta da formação com dois homens no ataque, o América ganhou em criatividade no meio-campo e pôde controlar as ações com certa facilidade na primeira etapa. Benítez, que foi novidade na escalação do técnico Cauan de Almeida, foi destaque dos primeiros 45 minutos com jogadas individuais que permitiam boas chegadas ao ataque.
Esse controle rapidamente foi convertido em gol. Logo aos 13 minutos, Felipe Amaral cruzou para Renato Marques, que fechava na segunda trave, mas Dudu Vieira tentou cortar antes e acabou jogando para o próprio gol. Antes disso, inclusive, o Coelho já tinha criado ao menos três chances para marcar.
Pressionada, a Ponte Preta pouco produziu
O posicionamento dos jogadores do América também dificultou a saída de jogo da Ponte Preta. Com muita pressão americana no campo de ataque, a Macaca teve poucas opções criativas e só conseguiu uma finalização certa na reta final do primeiro tempo.
As únicas escapadas da equipe paulista se deram pelos lados do campo, mas foram pouco produtivas pela boa atuação dos meias do Coelho, sem falar na falta de criatividade dos próprios jogadores da Ponte.
América aproveita chance e amplia
O segundo tempo até começou com equilíbrio, já que a Ponte Preta passou a criar mais após a entrada de Élvis. Entretanto, bastaram poucos minutos para o bom desempenho do América se transformar em mais um gol.
Aos 13 minutos, Marlon recebeu pela esquerda e lançou Benítez dentro da área. Com apenas um toque, o argentino deixou Fabinho sem goleiro para ampliar o marcador e dar mais tranquilidade ao Coelho na partida.
O jogo que parecia definido até ganhou emoções nos minutos finais. A Ponte Preta fez substituições ofensivas, aumentou o número de finalizações e chegou a acertar a trave, com boas chegadas na bola aérea. O América, por outro lado, se mostrou acomodado com o resultado e foi menos perigoso na comparação com o primeiro tempo, muito também pela saída de Benítez, responsável pelas melhores chances do Coelho em campo. Mesmo nesse novo cenário, o placar seguiu inalterado.
América 2×0 Ponte Preta
América
Dalberson; Daniel Borges, Éder, Ricardo Silva (Julio) e Marlon (Nicolas); Felipe Amara, Juninho, Moisés e Benítez (Felipe Azevedo); Fabinho (Gustavinho) e Renato Marques (Brenner). Técnico: Cauan de Almeida.
Ponte Preta
Pedro Rocha; Dudu Vieira (Igor Inocêncio), Joilson, Castro e Gabriel Risso; Emerson (Dodô), Emerson Santos e Ramon (Élvis); Matheus Régis (Renato), Jeh e Gabriel Novaes (Guilherme Beléa). Técnico: Nelsinho Baptista.
Gols
Dudu Vieira (contra) (13min 1T); Fabinho (5min 2T) do América
Cartões Amarelos
Ricardo Silva; Moisés; Juninho; Marlon (América)
Jeh (Ponte Preta)
Motivo: 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 9 de junho de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Luís Carlos de França Costa (RN) e Antônio Adriano de Oliveira (MA)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ – FIFA)
Público: 2.910 torcedores
Renda: R$31.625,00