Na noite desse domingo (26), durante patrulhamento pelo bairro Bela Vista, em Ipaba, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da 45ª Companhia, do 14º BPM, visualizou um drone sobrevoando a região, aparentando tentar pousar em uma construção próxima. Em determinado momento, o equipamento perdeu o controle, vindo a cair após se enroscar em uma linha de nylon.

Os militares adentraram o local para averiguação, momento em que perceberam movimentação suspeita e tentativa de evasão de dois indivíduos. Os dois suspeitos foram presos.
Após contato com a equipe de inteligência da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, foi constatado que havia ocorrido, instantes antes, uma tentativa de envio de materiais ilícitos para o interior do estabelecimento prisional, por meio de drone.
Durante buscas nas imediações, um drone (Mavic 3 Classic) com controle, baterias, diversos aparelhos celulares, carregadores, cabos USB e acessórios, 12 dispositivos laser, um chip de telefonia e outros materiais diversos utilizados na ação, foram localizados e apreendidos.
Verificou-se ainda, no histórico do GPS, que o trajeto do drone indicava decolagem nas proximidades do local da abordagem, com sobrevoo na área de segurança da unidade prisional. Ocorrência encerrada na delegacia de Polícia Civil de Ipaba.
DEIWSON MAGAL