Após convite de Lula, parlamentar se coloca à disposição novamente para estar na linha de frente da luta contra o avanço da extrema direita: “missão é reeleger Lula e aumentar bancada de esquerda no Congresso, por um país mais justo para todos, especialmente para quem mais precisa, o povo brasileiro”

A deputada estadual Bella Gonçalves anunciou nesta terça-feira (31/03) sua transição para o Partido dos Trabalhadores e afirmou que sua decisão é fruto de um profundo senso de responsabilidade e do compromisso com o povo mineiro e com o Brasil. “Este ano, sem dúvida, é um dos mais importantes da história do nosso país. O mundo atravessa uma nova onda de extrema direita e neocolonialismo e grandes nações têm sofrido ataques às suas soberanias. Além disso, vivemos uma encruzilhada histórica, em que o futuro do Brasil será definido pela nossa capacidade de construir unidade no campo democrático e popular para enfrentar a extrema direita e garantir melhores condições de vida para o nosso povo”, afirmou.

Para oficializar sua transição, Bella fará um pronunciamento público em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (1º/04), com os movimentos sociais e alguns apoiadores e também para dialogar com a imprensa. A coletiva está marcada para 9h30, no Prédio Carolina de Jesus, do MST, localizado na Rua Sapucaí, no bairro Floresta.

Bella, que será candidata à deputada federal, destaca que seguirá lado a lado com os companheiros e companheiras da Revolução Solidária e que aceitou o convite de Lula para ajudar a impedir que a extrema direita volte ao poder: “nossa missão é clara: reeleger Lula e construir um Congresso Nacional que esteja, de fato, ao lado da nossa população. E sabemos que Minas Gerais é um estado decisivo na reeleição do presidente”.
A parlamentar reforça o compromisso em eleger uma bancada de esquerda que esteja unida e comprometida em trabalhar para melhorar a vida das pessoas. “Seguirei fortalecendo candidaturas comprometidas com o povo, como a de Áurea Carolina e Marília Campos ao Senado, e ampliando a presença de mulheres de luta e de uma esquerda popular no Congresso Nacional”, defendeu.

O povo em primeiro lugar
A deputada relembra que sua luta sempre foi, e segue sendo, para acabar com a desigualdade social no nosso estado e no nosso país. “Minha prioridade é o povo. Foi com esse compromisso que atuei (e atuo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Ao lado de tantas companheiras de luta, como Áurea Carolina, Iza Lourença, Cida Falabella e Célia Xakriabá, construímos um projeto político com coragem, batalhando por dignidade para a população e sempre avançando nas disputas de valores da esquerda, sem perder a esperança, alegria e junto com o povo trabalhador”.
Ao longo de mais de 20 anos de militância e 10 anos de vida na política institucional, Bella sempre caminhou com o pé no barro, ao lado dos movimentos sociais, das ocupações, das lutas por moradia, da juventude, das mulheres, da população negra, das pessoas LGBTQIA+. Em MG, travou batalhas fundamentais: pela Tarifa Zero no transporte público, pela defesa das mulheres e pelo fim do feminicídio, pela proteção do meio ambiente diante da mineração predatória, pela erradicação da miséria, pela redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, pelo aumento real do salário mínimo, pela dignidade e segurança da população LGBTQIA+ e pelo direito à moradia, movimento no qual se formou militante. E seguirá sua essência ativista.

“Construímos o Partido Socialismo e Liberdade por dez anos, com muita luta. E essa história segue viva em mim. Nosso momento histórico pede união das esquerdas e de todo o campo progressista e democrático em nome da continuidade de um caminho de luta.Quando me coloquei como candidata à Prefeitura de Belo Horizonte em 2024, aceitei o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor como vice na chapa com Rogério Correia, porque já ali compreendemos que a unidade do nosso campo ampliava nossa capacidade de disputar corações e mentes do povo trabalhador e enfrentar a extrema direita”.
Bella diz que o que está em jogo não é apenas uma eleição, mas um projeto de um país popular e se coloca novamente à disposição para estar na linha de frente das disputas políticas da nossa geração. “Conto com todos para que possamos vencer juntos contra os planos nefastos da extrema direita. Sigo ao lado das minhas companheiras e companheiros, nos movimentos sociais, no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Sem Direitos e em tantos espaços e pessoas que acreditam em um Brasil mais justo e popular. “O que a vida quer da gente é coragem”, coerência com o que acreditamos e compromisso com quem mais precisa. Só assim teremos um país melhor para todos e um povo sem medo de ser feliz.