
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em ação conjunta com as Polícias Civil, Militar e Penal, deflagrou nesta terça-feira, 10 de fevereiro, a “Operação Blackout”, destinada a desmantelar organização criminosa atuante nas cidades de Oliveira e Divinópolis, na Região Centro-Oeste. São investigados crimes de tráfico de drogas, embaraço a apuração envolvendo organização criminosa, lavagem de dinheiro, porte de arma de fogo e corrupção policial. Trinta mandados de busca e apreensão e 15 de prisão preventiva estão sendo cumpridos.
Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Varginha, e pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Oliveira.
Um mandado de busca foi cumprido na residência de um advogado. Um mandado de prisão preventiva foi cumprido em desfavor de um policial civil investigado por supostamente repassar informações sigilosas acerca de investigações aos demais agentes.
Além disso, foram expedidas nove ordens judiciais de sequestro para cinco imóveis e quatro automóveis supostamente adquiridos com o produto dos crimes, bem como 19 ordens de sequestro de dinheiro existente em contas correntes dos investigados.
A apuração teve início após uma série de homicídios ocorridos na cidade de Oliveira, no âmbito de disputas entre traficantes pela hegemonia criminosa local.
Participam das diligências 125 policiais militares, 30 policiais civis, 12 policiais penais, um promotor de Justiça e quatro servidores do Ministério Público. Foram empenhadas 46 viaturas, uma equipe Rocca (cães farejadores) e uma aeronave da Polícia Militar. As investigações duraram aproximadamente oito meses.
As investigações continuam.
Ministério Público de Minas Gerais