
A concessionária Nova 381 recebeu recomendação da TÜV NORD para seis certificações ISO, selos de reconhecimento internacional que comprovam o cumprimento de rigorosos padrões de qualidade, segurança, eficiência e governança. As certificações atestam que a empresa atende requisitos nas áreas ambiental, de qualidade, saúde e segurança do trabalho, segurança viária, compliance e antissuborno.
Na prática, isso significa que a Nova 381 adota processos bem definidos, fiscalizados e alinhados às melhores práticas internacionais. O objetivo é claro: oferecer uma rodovia mais segura e eficiente para o usuário. Quem trafega pela Nova 381 tem a garantia de que está em uma rodovia onde são aplicadas boas práticas, baseadas em normas reconhecidas internacionalmente.
Para alcançar este reconhecimento, a concessionária passou por uma auditoria externa rigorosa, conduzida por oito auditores, ao longo de três meses. “Eles avaliaram detalhadamente nossos processos para verificar se estávamos aptos a receber as certificações. Todas as normas ISO são baseadas em requisitos legais. Nós não apenas atendemos ao que é exigido, como buscamos ir além. Conquistamos as primeiras certificações, mas o grande desafio é a melhoria contínua. O usuário tem o direito de cobrar o cumprimento dos requisitos legais. É o investimento que ele mesmo faz ao pagar o pedágio”, explica a gerente de Qualidade, Compliance e Risco da Nova 381, Egle Humphreys.
A concessionária será auditada todos os anos para que os padrões de qualidade e segurança tenham evolução constante. A meta é desenvolver iniciativas de governança e inovação que superem as exigências legais, principalmente nos setores de meio ambiente e segurança do trabalho. “Já estamos trabalhando para garantir, em 2027, a certificação ISO 55001, voltada à gestão de ativos. Isso vai nos permitir aprimorar ainda mais nossos processos e a eficiência da operação”, finaliza.
Conheça os certificados ISO conquistados pela Nova 381:
Qualidade: ISO 9001:2015 – Define os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Ambiental: ISO 14001:2015 – Estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para promover a sustentabilidade.
Saúde e Segurança do Trabalho (SST): ISO 45001:2018 – Especifica requisitos para um sistema de gestão de SST para prevenir lesões e doenças ocupacionais.
Segurança Viária: ISO 39001:2012 – Estabelece requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança Viária (SGV) para reduzir acidentes e fatalidades no trânsito.
Antissuborno: ISO 37001:2016 (atualizada em 2025) – Fornece um framework para implementar um Sistema de Gestão Antissuborno.
Compliance: ISO 37301:2021 – Define requisitos para um Sistema de Gestão de Compliance (conformidade), que pode abranger diversas áreas (substituiu a ISO 19600).
