O último levantamento foi realizado no município entre os dias 12 e 16 de janeiro e aponta que a maioria dos focos do mosquito está dentro das casas

Itabira entra em estado de atenção por causa da dengue. O município registrou situação de alto risco para surtos de dengue, zika e chikungunya após o levantamento do Índice de Infestação Predial (HP) atingir 7%, segundo o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 12 a 16 de janeiro pela Gerência de Vigilância, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Se comparado ao mesmo período do ano passado o índice segue alto. Em janeiro de 2025 o levantamento registrou 7,2%, Vale lembrar que a época de chuva e calor intenso é propícia ao aumento de focos da dengue, pois é na água parada que o mosquito deposita seus ovos.
Durante o levantamento, 2.233 imóveis da área urbana foram vistoriados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que além de identificar focos do mosquito, orientam moradores sobre a importância da eliminação contínua dos criadouros.
De acordo com critérios do Ministério da Saúde, índices abaixo de 1% indicam baixo risco, entre 1% e 3,9% é considerado médio e acima de 4% representa alto risco. O atual cenário exite atenção imediata e mobilização coletiva. O resultado acende um sinal de alerta para toda a cidade.
A análise registrada no LIRAa revela um dado preocupante: a maior parte dos focos do mosquito está dentro das casas ou nos quintais. Veja os principais criadouros identificados:
- 37,7% – Depósitos móveis, como vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e plantas ornamentais mantidas em água;
- 25,7% – Depósitos passíveis de remoção, como recipientes plásticos, latas e garrafas;
- 18,8% – Depósitos ao nível do solo, como caixas d’água e tambores;
- 8,9% – Pneus e lonas;
- 6,3% – Depósitos fixos como ralos, piscinas e vasos sanitários em desuso.
Os números reforçam que o mosquito encontra ambiente favorável, principalmente, em situações simples do dia a dia que podem ser evitadas com cuidados regulares.
Combate ao mosquito começa dentro de casa
A Prefeitura de Itabira, por meio da SMS, reforça que a participação da população é decisiva para reduzir os índices e evitar a circulação das doenças que têm o Aedes aegypti como transmissor. As ações de vigilância, prevenção e orientação continuam intensificadas em todo o município.
Medidas simples, se forem adotadas como rotina, podem fazer toda a diferença:
- Vistoriar quintais e áreas externas com frequência;
- Lavar regularmente recipientes de água de animais e plantas;
- Manter caixas d’água e reservatórios sempre bem vedados;
- Eliminar ou cobrir locais que possam acumular água;
- Higienizar e manter fechados vasos sanitários em desuso;
- Receber e colaborar com o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias;
- Reservar 10 minutos por semana para eliminar possíveis focos do mosquito em casa.
O alerta está dado, todos juntos no combate ao Aedes aegypti para evitar novos casos da dengue em Itabira.
