Equipe celeste não jogou bem e foi facilmente superada pelo Glorioso nesta quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, no primeiro duelo da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026
Lucas Barbosa/Itatiaia

Botafogo e Cruzeiro se enfrentaram em jogo da primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026
O Cruzeiro não teve uma estreia feliz na Série A do Campeonato Brasileiro de 2026. O time celeste foi goleado por 4 a 0 pelo Botafogo, nesta quinta-feira (29), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Os gols do triunfo carioca foram marcados por Danilo (duas vezes), Matheus Martins e Artur.
O time celeste criou oportunidades antes do intervalo, mas não aproveitou. No segundo tempo, o Glorioso aproveitou a desorganização azul, impôs superioridade, foi efetivo e marcou os tentos para vencer.
Com o resultado, a Raposa está na 20ª posição, ainda sem pontos conquistados. Já o Fogão tem três e ocupa a liderança.
As equipes voltam a campo no fim de semana pelos campeonatos estaduais. O Cruzeiro visita o Betim Futebol no domingo (1), às 20h (de Brasília), em jogo da sexta rodada do Campeonato Mineiro. No mesmo dia, às 20h30 (de Brasília), o Botafogo mede forças com o Fluminense em partida da quinta rodada do Campeonato Carioca.
Pelo Brasileiro, o próximo desafio celeste será contra o Coritiba, no dia 5 de fevereiro, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. O time da Estrela Solitária, por sua vez, visitará o Grêmio no dia 4, às 20h30 (de Brasília).
Escalações para a partida
No lado alvinegro, Martín Anselmi, em sua estreia, optou por um time com três zagueiros – sendo apenas um de origem: Neto; Ponte, Barboza e Newton; Vitinho, Allan, Danilo, Montoro e Alex Telles; Santi Rodríguez e Arthur Cabral.
Tite, por sua vez, mexeu no time e acionou Fagner e Gerson nas vagas de William e Christian, respectivamente: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero, Gerson, Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge
Textor marca presença
Pressionado por conta da grave crise que passa a SAF do Botafogo, John Textor marcou presença no Nilton Santos e acompanhou a partida de seu camarote. A presença do dirigente era incerta.
Botafogo domina a posse nos primeiros minutos
Dono da casa, o Botafogo ficou com a bola e tentou agredir o Cruzeiro nos primeiros minutos de jogo. O time carioca apostou na qualidade de Álvaro Montoro, Danilo, Santi Rodríguez e Arthur Cabral para levar perigo.
Cruzeiro marca, mas não vale
O Cruzeiro fez o primeiro gol do jogo aos 20 minutos do primeiro tempo, mas não valeu. Impedido, Kaio Jorge marcou após arrancar e driblar o goleiro Neto. A auxiliar Brígida Cirilo subiu a bandeira e invalidou o lance.
Cruzeiro é melhor antes do intervalo
Já mais à vontade em campo, o Cruzeiro passou a dominar as ações na segunda metade do primeiro tempo. O time celeste criou boas oportunidades, principalmente com Gerson pelo lado direito, mas teve dificuldade em convertê-las.
1 a 0 para o Glorioso
O Botafogo voltou com tudo do intervalo. Logo aos dois minutos da etapa final, Danilo aproveitou ótimo pivô de Arthur Cabral, invadiu a área e finalizou com precisão para vencer Cássio.
Gerson deixa o campo e vira preocupação
Gerson precisou deixar o gramado por conta de dores no segundo tempo. O jogador sentiu o tornozelo após lance na grande e foi substituído por Tite.
Com dez em campo, Cruzeiro leva o segundo do Botafogo
O segundo gol do Botafogo saiu em um momento de inferioridade numérica do Cruzeiro. Antes da entrada do substituto de Gerson, que saiu por lesão, o Fogão aproveitou a chance e, em contra-ataque, fez o segundo gol do jogo com Matheus Martins, aos 30 do segundo tempo.
Mais um: 3 a 0 para o Fogão
Danilo brilhou mais uma vez e fez o terceiro do Botafogo aos 40 minutos do segundo tempo. Livre na grande área, o meio-campista cabeceou para marcar.
Virou passeio!
Desarrumado em campo, o Cruzeiro foi presa fácil para o Botafogo ampliar a goleada. Já nos acréscimos, Artur fez o quarto do time carioca.
Botafogo 4 x 0 Cruzeiro
Botafogo
Neto; Ponte, Barboza e Newton; Vitinho, Allan (Artur), Danilo, Montoro (Nathan Fernandes) e Alex Telles (Marçal); Sant Rodríguez (Barrera) e Arthur Cabral (Matheus Martins). Técnico: Martín Anselmi.
Cruzeiro
Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus (João Marcelo), Kaiki; Lucas Silva (Christian), Lucas Romero (Matheus Henrique), Gerson (Kenji), Matheus Pereira, Wanderson (Arroyo) e Kaio Jorge. Técnico: Tite.
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 29 de janeiro, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira e Schumacher Marques Gomes
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira Do Amaral
Gols: Danilo (2), Artur e Matheus Martins (Botafogo)
Cartões amarelos: Allan (Botafogo); Lucas Silva e Kenji (Cruzeiro)
Cartão vermelho:
Público: 15.307 pessoas
Renda: 538.780,00