Homem morre em área atingida por barragem da Vale; ele era funcionário de uma empresa terceirizada

Vítima teve a perna prensada por uma máquina durante a execução de atividades no local. Ele morreu a caminho do hospital.
Por g1 Minas — Belo Horizonte

Thairone Nogueira dos Santos, funcionário da Construtora Pontal, empresa terceirizada da Vale — Foto: Redes Sociais AVABRUM

Morreu na manhã deste sábado (17), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Thairone Nogueira dos Santos, (foto acima). O acidente aconteceu em uma área atingida pelo rompimento da barragem da Vale, na Mina Córrego do Feijão. Tragédia que completa 7 anos no próximo dia 25/01.

Thairone era funcionário da Construtora Pontal, terceirizada pela Vale e teve a perna prensada por uma máquina durante a execução de atividades no local. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

Caso será investigado

Em nota, a Superintendência Regional do Trabalho informou que está ciente do acidente e que vai adotar as providências necessárias para apurar as causas da morte, incluindo a verificação das condições de segurança, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e as circunstâncias do local onde o trabalhador atuava.

O superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans, lamentou a morte e reforçou a necessidade de rigor no cumprimento das normas de segurança.

“Não podemos aceitar que pessoas saiam de casa para trabalhar e não retornem por falta de segurança, ainda mais em um cenário marcado por uma das maiores tragédias da história recente”, afirmou.

O que dizem os citados

A Construtora Pontal informou que está prestando toda a assistência necessária e que trabalhador estava dentro das normas de segurança exigidas, e que outras informações não serão divulgadas nesse momento até a conclusão de todas as análises.

“A Construtora Pontal informa que está prestando toda a assistência à família de seu colaborador envolvido no acidente ocorrido recentemente. O colaborador possuía todos os cursos e certificações exigidos para o exercício de sua função e utilizava integralmente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no momento do ocorrido. […] A Construtora Pontal reafirma seu compromisso com a segurança, a vida e o trabalho responsável, pautando suas operações pelo cumprimento rigoroso das normas técnicas e legais. Por respeito aos familiares e ao devido processo de apuração, não serão divulgados detalhes adicionais neste momento. Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos que sejam evitadas especulações até a conclusão das análises oficiais”, diz a nota.

Em outra nota, a construtora lamentou o falecimento de Thairone Nogueira dos Santos e se solidarizou com familiares, amigos e colegas de trabalho.

A Vale também lamentou a morte do trabalhador e diz que acompanha o caso.

“A Vale lamenta profundamente o falecimento do trabalhador da empresa contratada Pontal, ocorrido neste sábado (17/01). A Vale acompanha a empresa contratada na prestação de assistência à família, com a qual se solidariza. As empresas deram início à investigação das causas do acidente”, diz a nota.

Área segue sendo considerada de risco

A mina do Feijão na região de Córrego do Feijão, em Brumadinho, dois dias depois do rompimento da barragem da Vale — — Foto: Foto: Douglas Magno/AFP

A mina do Feijão na região de Córrego do Feijão, em Brumadinho, dois dias depois do rompimento da barragem da Vale — — Foto: Foto: Douglas Magno/AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *