Iniciativa abrange quase 28 quilômetros de vias públicas no município
A Vale, Prefeitura de Barão de Cocais e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIABAC) do município firmaram, nessa terça-feira (13/1), uma parceria para fortalecer a limpeza urbana e conservação de vias públicas. A iniciativa busca contribuir para a manutenção dos espaços públicos, bem como atender às solicitações dos cidadãos cocaienses. “Trata-se de um projeto de grande relevância para melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo para a saúde pública, segurança viária e valorização dos espaços públicos e comércio local”, declara Luiz Fernando Martins, gerente de Relacionamento Institucional da Vale.

Contrato foi assinado ontem, em evento promovido pela Prefeitura de Barão de Cocais. Divulgação Vale
O acordo, que também conta com a participação de outras seis mineradoras que atuam na região, abrange a limpeza e conservação de nove vias municipais e um trecho da rodovia MG-436, na altura do trevo de acesso à cidade. A Vale é a principal patrocinadora da iniciativa, sendo responsável pela doação voluntária de cerca de 60% do montante.
O contrato tem vigência de um ano e prevê varrição mecanizada e manual, lavagem e umidificação das vias com caminhão-pipa, poda, capina, limpeza de placas de sinalização e do sistema de drenagem. As atividades serão realizadas com sinalização adequada e acompanhamento técnico.

A ACIABAC será responsável pela contratação, acompanhamento e gestão da empresa que executará o serviço. A fiscalização ficará sob responsabilidade da Prefeitura.
Programa de reciclagem
A Vale realiza, desde 2022, o projeto Reciclo Agora no município, fortalecendo a gestão, infraestrutura e capacitação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Barão de Cocais (Aserbac), contemplando 32 pessoas, entre trabalhadores e seus familiares.
Nos últimos quatro anos, a associação passou por reestruturação, incluindo investimentos em melhorias de infraestrutura e aquisição de equipamentos, além de capacitações e assessorias técnicas.
Como resultados, a Aserbac passou de dois para oito associados e registrou aumento da renda média em 45%. No ano passado, a associação processou e comercializou 451 toneladas de materiais recicláveis, reduzindo o impacto em aterro sanitário e gerando uma economia de custo evitado para aterramento de cerca de R$ 100 mil. O Projeto Reciclo Agora é executado pela Vale no município dentro do Plano de Compensação de Barão de Cocais e fomenta a economia circular e o desenvolvimento socioeconômico.