Sophia Muniz
Imposto é a primeira de uma série de despesas obrigatórias que se concentram em janeiro e exigem planejamento financeiro das famílias

O pagamento do IPVA e do licenciamento já está disponível desde 2 de janeiro nos canais digitais de instituições financeiras, antecipando uma das principais despesas do calendário financeiro de milhões de brasileiros. A liberação marca o início de um período tradicionalmente desafiador para o orçamento das famílias, já que, em janeiro, há uma concentração de contas obrigatórias.
Após os gastos com as festas de fim de ano e férias, entram em cena compromissos como IPVA, IPTU, licenciamento do veículo, matrícula e compra de material escolar. Somadas, essas despesas representam um impacto significativo na renda mensal e exigem organização para evitar atrasos e endividamento.
Segundo Daniel Oliveira, coordenador de Produtos de Renda Fixa do Banco Mercantil, o início do ano é um período estratégico para colocar as contas no papel, revisar prioridades e planejar os pagamentos. A recomendação do especialista é listar todas as despesas obrigatórias, verificar prazos, avaliar descontos para pagamento à vista e, quando necessário, buscar opções de parcelamento que não comprometam excessivamente a renda mensal.
“Janeiro é um mês que concentra gastos elevados e exige mais controle financeiro. Quem não se planeja pode acabar recorrendo ao crédito de forma desordenada, o que gera um efeito cascata de endividamento ao longo do ano”, afirma o especialista.
Além de quitar os compromissos iniciais, a orientação é reorganizar o orçamento para os meses seguintes, retomando o planejamento financeiro e, sempre que possível, recompondo a reserva de emergência. A revisão de gastos fixos, o corte de despesas supérfluas e a definição de metas de economia ajudam a recuperar o equilíbrio após esse período de maior pressão no orçamento.
Para facilitar a rotina dos clientes neste começo de ano, o Banco Mercantil oferece o pagamento do IPVA e do licenciamento de forma prática e segura por meio de seus canais digitais, permitindo que os clientes realizem os pagamentos sem sair de casa. “A ideia é simplificar a vida financeira das pessoas em um dos meses mais apertados do ano. Com soluções digitais e atendimento acessível, queremos ajudar nossos clientes a começarem 2026 com mais organização e tranquilidade”, completa Daniel Oliveira.
Com planejamento, informação e o uso de ferramentas adequadas, é possível atravessar o início do ano com mais controle financeiro e transformar janeiro em um ponto de partida para um ano mais equilibrado.
Sobre o Mercantil
O Banco Mercantil vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 9,5 milhões de clientes, o banco tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.
Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na posição de quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.
O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com crédito e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 350 agências distribuídas em 269 cidades pelo país.