
Na tarde desta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, foi realizado, na sede do 26º Batalhão da Polícia Militar, em Itabira, o ato solene que marcou a assinatura do contrato para a revitalização do canil do Pelotão de Rondas Ostensivas com Cães (ROCCA). A cerimônia oficializou o início das obras de modernização da estrutura, que irão beneficiar diretamente os cães policiais e fortalecer as ações de segurança pública na região.

O projeto contempla melhorias significativas nas baias, sala veterinária, alojamentos, banheiros e na área de treinamento, com foco no bem-estar animal e no aprimoramento da eficiência operacional do canil.

A solenidade contou com a presença do comandante do 26º BPM, tenente-coronel Edson Luís Gonçalves Pinheiro; do tenente-coronel Allan Mendes Soares; e da promotora de Justiça Giulina Talamoni Fonoff. Também participaram representantes das instituições parceiras, entre eles o diretor financeiro da Sociedade Ambiente Vivo Itabira (SAVI), Amarildo Conceição Milânio, e o representante da Construtora SAGA, Luiz Filipe Fernandes Duarte.

Durante o evento, foi ressaltada a importância da parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a SAVI e a Construtora SAGA, que viabilizou a reestruturação do canil da ROCCA, impactando diretamente na capacidade operacional da unidade.

Após cerca de 20 anos, o canil da Ronda Ostensiva com Cães, ligado à 89ª Companhia de Recobrimento do 26º BPM, passa por uma ampla modernização. O projeto inclui ainda a construção de um Centro de Treinamento (CT) voltado à preparação dos cães para atividades como detecção de drogas, armas de fogo e localização de pessoas desaparecidas, entre outras atribuições.

O investimento total é de R$ 525.150,27, com recursos provenientes do Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Sociedade Ambiente Vivo Itabira (SAVI), com acompanhamento da plataforma Sementes. O prazo previsto para a conclusão das obras é de seis meses, embora a construtora responsável estime a entrega em aproximadamente metade desse período. A modernização deve tornar o canil da ROCCA um dos mais bem estruturados do interior de Minas Gerais.

“É uma grande satisfação celebrar essa parceria. Trata-se de um projeto de grande alcance e importância para o serviço policial, por meio dos nossos heróis de quatro patas. O canil precisava muito dessa obra, e os recursos do MPMG, com monitoramento da plataforma Sementes, permitirão uma estrutura moderna tanto no alojamento canino quanto no galpão de treinamento”, destacou Amarildo Milânio, diretor financeiro da SAVI, instituição responsável por intermediar investimentos oriundos de multas e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Desde o começo, participamos da elaboração do escopo que atendesse às demandas, principalmente dos cães farejadores que utilizamos no serviço operacional. O espaço foi construído em 2006 e era necessária essa melhoria, pensando no bem-estar animal, que reflete em mais disposição. Haverá aumento nos boxes onde os animais descansam, até a instalação de piso antiderrapante, e a proteção das chuvas, com o local totalmente coberto. O sargento Gabriel, responsável pela Rocca, é médico veterinário e referência no treinamento e na saúde dos animais”, disse o tenente Felipe Lopes, responsável pelo projeto.

Asnotíciasonline.com.br