ITABIRA(MG)- Dois homens, de 23 e 33 anos, foram presos em flagrante na tarde desta segunda-feira, 12 de janeiro de 2026, por volta das 17h25, suspeitos de furtarem cabos de cobre na área da Mina do Cauê, em Itabira.

De acordo com as informações, a Polícia Militar foi acionada pela Central de Operações (COPOM) para comparecer à portaria da Mina Cauê, pertencente à mineradora Vale, onde vigilantes de uma empresa de segurança terceirizada relataram a presença de dois suspeitos dentro de um ônibus utilizado no transporte de funcionários de empreiteiras. Durante a averiguação, foram localizadas duas mochilas dispensadas na parte traseira do ônibus, contendo diversos pedaços de cabos de cobre cortados. Segundo informações, todos os passageiros do coletivo portavam mochilas, com exceção dos dois suspeitos. Após vistoria nas mochilas dos demais ocupantes, nada de irregular foi encontrado, sendo eles liberados. Conforme apurado, os dois autores trabalham juntos na mesma função em uma empresa contratada da mineradora, atuando exclusivamente na usina de beneficiamento de minério.
Eles já vinham sendo monitorados há algum tempo por suspeita de integrarem um grupo de cinco funcionários envolvidos em furtos de cobre na área da Vale, utilizando o mesmo modo quanto aos furtos, com acesso aos materiais durante o turno de serviço e transporte em mochilas, além disso eles mantinham a comunicação por meio de um grupo em aplicativo de mensagens.
Ainda segundo informações, uma denúncia anônima indicou com precisão que os dois suspeitos estariam deixando o local no ônibus do horário de 16h40, o que motivou a abordagem ao veículo. Os autores foram retirados do ônibus e conduzidos para uma sala reservada na portaria, onde permaneceram enquanto eram realizadas diligências para esclarecimento dos fatos. Inicialmente, ambos negaram envolvimento.
Em uma das mochilas, além dos cabos de cobre, foram encontrados uma garrafa térmica e um carregador de celular. Os militares solicitaram os aparelhos celulares dos suspeitos para conferência. Um deles entregou o telefone espontaneamente, enquanto o outro alegou não estar com o aparelho. Após ser informado de que seria feita uma busca minuciosa, ele retirou o celular da cueca e o entregou aos policiais.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante aos dois autores pelo crime de furto. Durante a busca pessoal, um dos suspeitos assumiu ser o proprietário de uma mochila preta, na qual também foi encontrada uma pequena porção de maconha e um maço de papel de seda. Na mochila, cuja propriedade não foi assumida pelo segundo autor, foram localizados uma tira-color, um dichavador com resquícios e odor de maconha e uma pequena tesoura, utilizada para o manuseio da droga.
O autor de 33 anos possui diversos registros policiais anteriores, incluindo crimes de roubo, três ocorrências de tráfico de drogas, cumprimento de mandado de prisão e um registro ambiental relacionado à fauna.
Após o registro da ocorrência no 2º Pelotão da Polícia Militar, ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis pelo Delegado de plantão.
Asnotíciasonline.com.br