Dragão aproveitou a falta de entrosamento e experiência do time de Tite para construir vantagem e vencer neste sábado (10)
Lucas Barbosa/Itatiaia

Cruzeiro enfrentou o Pouso Alegre na estreia do Campeonato Mineiro de 2026
O Cruzeiro foi derrotado pelo Pouso Alegre na estreia da temporada. O time do Sul de Minas fez 2 a 1 em pleno Mineirão, neste sábado (10), e garantiu os três pontos da primeira rodada do Campeonato Mineiro de 2026.
Os gols do triunfo foram marcados por Alexandre Pena e Tota – em duas pinturas. Com uma longa preparação e organizado pelo técnico Danilo, ex-jogador de Corinthians e São Paulo, o Dragão aproveitou a falta de entrosamento e experiência da jovem equipe lançada por Tite em sua estreia na Raposa.
Kauã Prates, já na reta final, diminuiu para o Cruzeiro, após escanteio batido por Baptistella.
O resultado deixa o time celeste sem pontos na quarta posição do Grupo C, enquanto o Rubro-Negro tem três e lidera o Grupo B.
O próximo jogo do Cruzeiro será nesta quarta-feira (14). A partir das 21h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, a equipe enfrenta o Tombense. O Pouso Alegre, por sua vez, receberá no mesmo dia o Itabirito, no Manduzão, em Pouso Alegre. O duelo começará às 21h (de Brasília).
Gerson no Mineirão
Contratado junto ao Zenit-RUS, Gerson foi ao Mineirão pela primeira vez como jogador do Cruzeiro. O meio-campista surgiu ao lado de Pedro Lourenço antes do apito inicial e saudou a torcida.
Cruzeiro com time alternativo
Conforme programado pela diretoria, o Cruzeiro iniciou o Campeonato Mineiro com uma equipe alternativa. O técnico Tite lançou o time formado por jovens da equipe sub-20 e atletas menos utilizados em 2025.
A escalação inicial foi a seguinte: Otávio, Kauã Moraes, Jonathan Jesus, João Marcelo e Kauã Prates; Ryan Guilherme, Matheus Henrique e Japa; Rodriguinho, Kaique Kenji e Rayan Lelis.
Pouso Alegre abre o placar cedo
Logo cedo, o primeiro gol do jogo. Com um belo chute de fora da área, Alexandre Pena mandou no ângulo e não deu chances para Otávio, logo aos seis minutos.
Matheus Henrique preocupa
Mais uma vez, Matheus Henrique virou preocupação no Cruzeiro. O meio-campista foi substituído aos 18 minutos do primeiro tempo por conta de dores.
Ataque contra defesa no restante do primeiro tempo
A “molecada” do Cruzeiro não se escondeu e tomou as rédeas do jogo em busca do empate. Apesar da falta de entrosamento e conjunto, o time celeste criou boas oportunidades e levou perigo ao goleiro Anderson.
Mais um golaço do Pouso Alegre
Vive repetido no segundo tempo, agora aos nove minutos. Após falha de Murilo e Ryan Guilherme na saída de bola, Tota, que entrou no intervalo, roubou a bola na intermediária e 2 a 0 para o Pousão em mais um golaço.
Pouso Alegre bem postado
Bem postado após as mexidas de Danilo no intervalo, o Pouso Alegre seguiu melhor em campo mesmo após fazer 2 a 0. O time visitante impediu chegadas mais perigosas do Cruzeiro e não tomou pressão.
Kauã Prates diminui
Já nos acréscimos da etapa final, Kauã Prates diminuiu para o Cruzeiro. De cabeça, ele mandou para as redes após escanteio cobrado por Baptistella.
Cruzeiro 1 x 2 Pouso Alegre
Cruzeiro
Otávio, Kauã Moraes (Nicolas), Jonathana Jesus, João Marcelo e Kauã Prates; Ryan Guilherme (Fernando), Matheus Henrique (Murilo) e Japa; Rodriguinho (Baptistella), Kaique Kenji e Rayan Lelis. Técnico: Tite.
Pouso Alegre
Anderson, Da Silva (André Krobel), Vitão (Vanderley), Xandão e Matheus Nunes; Alexandre Pena, Romarinho, Pedro Arthur e Romarinho; Caio Rosa (Thiago Rubim) e Nathan Palafoz (Tota). Técnico: Danilo Gabriel.
Motivo: primeira rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 10 de janeiro, às 18h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Murilo Francisco Millon Júnior
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Ricardo Junio de Souza
VAR:
Gols: Alexandre Pena e Tota (Pouso Alegre); Kauã Prates (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Anderson (Pouso Alegre)
Cartão vermelho:
Público: 35.139 torcedores
Renda: R$ 1.039.800,00