Veja fotos das entregas da honraria no Flickr oficial do TJMG
Duzentas e vinte e oito personalidades mineiras, incluindo magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foram agraciados, em 2025, com a Medalha Hélio Costa.
Confira a coleção de álbuns com imagens atualizadas das entregas da honraria em comarcas do Estado.
A honraria, criada pela Resolução nº 296/1995 e regulamentada pela Resolução nº 1100/2025, reconhece pessoas físicas e instituições que prestaram relevantes serviços ao Poder Judiciário mineiro, contribuindo para o fortalecimento da Justiça.

Medalha Hélio Costa foi entregue a 228 personalidades em 2025 (Crédito: Divulgação / TJMG)
A medalha é entregue bienalmente, em anos ímpares e preferencialmente no dia 8/12, quando se celebra o Dia da Justiça.
Os agraciados são escolhidos por uma comissão presidida pelo juiz diretor do Foro de cada comarca; por um promotor de Justiça; por um representante local da Ordem dos Advogados – Seção Minas Gerais (OAB-MG); pelo prefeito; e pelo presidente da Câmara Municipal.
As comarcas são responsáveis por indicar um representante para receber a comenda e realizar as cerimônias de entrega.
Homenagens
O juiz diretor do Foro da Comarca de Palma, Antônio Augusto Pavel Toledo, ao entregar a medalha para Édser Thadeu Leite, destacou que a honraria é “atribuída a pessoas que, atuando no Poder Judiciário ou em conjunto com ele, constroem uma trajetória marcada pelo compromisso de levar Justiça à sociedade”.
Por quase 30 anos, o agraciado esteve à frente do Cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais do distrito de Silveira Carvalho, no município de Barão do Monte Alto, integrante da Comarca.
Recebendo a honraria pela Comarca de Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, o promotor de Justiça Maico Barbosa Lacerda afirmou que a distinção reforça seu compromisso com a atuação institucional:
“Esta homenagem fortalece ainda mais o sentido de responsabilidade e o dever de perseverar na promoção dos valores que sustentam o Sistema de Justiça.”
A juíza diretora do Foro da Comarca, Rosely de Lourdes Machado, ressaltou a emoção que marcou a entrega da medalha:
“A solenidade foi marcada por grande emoção, com a presença de familiares, amigos e servidores, que prestigiaram o reconhecimento à dedicação, à competência e à relevante atuação do homenageado no serviço público.”
A Medalha
A Medalha Hélio Costa foi instituída pelo ex-presidente do TJMG desembargador Márcio Aristeu Monteiro de Barros (biênio 1995-1997).
O patrono é o desembargador Hélio Costa, que foi presidente da Corte mineira no biênio 1980-1981, além de corregedor-geral de Justiça entre 1976 e 1977. Natural de Sabará, Minas Gerais, o magistrado nasceu em 22/2 de 1914.
Filho de Duarte Costa e Maria Amália Costa, bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), turma de 1937 e, em 1940, ingressou na magistratura. Atuou nas Comarcas de Inhapim, Itamarandiba, Abre Campo, Araçuaí, Patos de Minas e Itapecerica. Em Belo Horizonte, foi juiz titular da 6ª Vara Cível.
Foi promovido ao cargo de desembargador em março de 1964, exercendo ainda os cargos de presidente do Tribunal de Justiça Esportiva de Minas Gerais (1961-1963); presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (1973); provedor da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (1985-1991).
Após se aposentar em 1984, foi designado, em 1º/9 de 2003, por meio da Portaria nº 1500/2003, para exercer as funções de superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), cargo que ocupou até o seu falecimento, em dezembro de 2011.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG