Maranhão ganha centro de radioterapia com acelerador linear

Iniciativa histórica integra conjunto de ações do programa Aqui tem Especialistas; expectativa é atender até 600 novos pacientes por ano
Conteúdo Especial/Metrópoles

No dia 11 de dezembro, São Luís celebrou um dia que ficará marcado na história da luta contra o câncer no Maranhão. Anexo ao Hospital Genésio Rego, na Vila Palmeira, foi inaugurado o novo Centro de Radioterapia do Maranhão, equipamento de saúde que abriga agora um acelerador linear para radioterapias.

Trata-se de uma conquista histórica que ampliará significativamente a capacidade dos serviços de tratamento oncológico no Maranhão e que foi tornada possível através da parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde — um gesto concreto de humanização da gestão pública que leva mais dignidade e esperança a milhares de vidas.

A entrega do acelerador linear em São Luís integrou um momento maior de avanço da política federal de assistência oncológica: no mesmo momento, cinco outros equipamentos de alta tecnologia foram inaugurados simultaneamente em diferentes cidades brasileiras — Itabira (MG), Goiânia (GO), Marília (SP) e Colatina (ES) — e anunciados em cerimônia conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por videoconferência diretamente de Itabira.

O presidente Lula lembrou que a expansão da oferta de assistência para pacientes oncológicos aproxima os tratamentos de quem mais precisa, reduzindo tempos de espera e distâncias que, por muito tempo, significaram sofrimento adicional para pacientes e suas famílias. Cada um desses equipamentos tem capacidade de atender até 600 novos pacientes por ano.

Leia também

Solenidade de entrega

Emocionado, o governador Carlos Brandão lembrou da luta de seu próprio pai contra o câncer, fez questão de enaltecer a sensibilidade do presidente Lula e homenageou os profissionais da saúde pública: “Servidores que trabalham incansavelmente, com amor e compromisso”.

A inauguração em São Luís não foi apenas a entrega de uma estrutura física – foi um momento de emoção e esperança para quem já venceu batalhas difíceis e para quem ainda trilha esse caminho com coragem.

A radioterapia agora mais acessível é, acima de tudo, um gesto de cuidado que se traduz em políticas públicas assistenciais concretas.

Ao circular pela unidade, o governador Carlos Brandão fez questão de tocar o sino da vitória — parte de um ritual que celebra o fim de um ciclo de tratamento de câncer. O som que invade as salas da unidade sinaliza o alívio e a alegria de famílias que deixam para trás dias difíceis, mas também encoraja quem ainda está no meio da jornada, trazendo o lembrete de que cada sessão é um passo em direção à saúde e à retomada dos sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *