Técnico de 64 anos foi anunciado nesta terça-feira (16) como substituto de Leonardo Jardim no comando da equipe celeste
Lucas Barbosa , Leonardo Parrela/Itatiaia

Contratado para o lugar de Leonardo Jardim, Tite teve seu primeiro dia na Toca da Raposa II como técnico do Cruzeiro nesta terça-feira (16). Satisfeito e empolgado com a nova oportunidade, o treinador destacou a grandeza do clube e pregou união em prol do sucesso esportivo.Play Video
“Primeiro é o agradecimento pela grandeza do Cruzeiro, pela responsabilidade que tem paralelamente a isso, a estar integrado numa equipe toda, numa família como o presidente colocou, de poder dar minha parcela de contribuição para o sucesso”, destacou o profissional à TV Cruzeiro.
Em recado direto, Tite apontou que o êxito desejado dentro de campo depende também do apoio dos torcedores nas arquibancadas.
“O sucesso ele depende de você, do carinho externado aos atletas todos, do carinho externado à direção, que a gente possa, de alguma forma, ter o sucesso e os êxitos que cada torcedor pensa e imagina, nós também.
- Cruzeiro no mercado: Pedrinho abre o jogo sobre exigência de Tite e revela planos
- Tite será 15º técnico a comandar Cruzeiro e Seleção Brasileira; veja lista
Tite no Cruzeiro
Tite assinou com o Cruzeiro por uma temporada. Sem Leonardo Jardim, que decidiu deixar o projeto por questões pessoais, o clube optou pelo multicampeão na missão das disputas do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil, da Copa Libertadores e da Série A do Campeonato Brasileiro em 2026.
A contratação foi rápida. O técnico teve reuniões com a direção celeste na segunda-feira (15) e na terça-feira (16), se empolgou com o projeto e decidiu optar pela Raposa para recomeçar sua trajetória.
Fotos do primeiro dia de Tite, novo treinador do Cruzeiro, na Toca da Raposa II
Tite
Adenor Leonardo Bachi é natural de Caxias do Sul. Após carreira modesta como treinador, iniciou a carreira como técnico no Guarany de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Ele acumulou passagens por Caxias-RS, Veranópolis-RS, Ypiranga-RS, Juventude, Grêmio-RS, São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras, Al Ain-EAU, Internacional, Al-Wahda-EAU, Corinthians, Seleção Brasileira e Flamengo.
Os principais títulos vieram sob o comando do Corinthians. Na equipe paulista conquistou o Brasileirão (2011 e 2015), Copa Libertadores (2012), Mundial de Clubes da Fifa (2012), Recopa Sul-Americana (2013) e Paulistão (2013).
No Sul, também foi vitorioso. Conquistou um Gauchão e uma Copa do Brasil pelo Grêmio, em 2001. Pelo Inter, foram três títulos: Copa Sul-Americana (2008), Campeonato Gaúcho (2009) e Copa Suruga (2009).