Rubro-Negro vence o Dérbi das Américas e enfrentará o Pyramids-EGI na próxima fase
Matheus Dantas/Itatiaia

Cruz Azul x Flamengo: Arrascaeta foi decisivo do Dérbi das Américas, na Copa Intercontinental, no Catar
O artilheiro Arrascaeta brilhou mais uma vez nesta quarta (7). Com dois gols do camisa 10, o Flamengo venceu o Cruz Azul por 2 a 1 e avançou na Copa Intercontinental. Campeão do Dérbi das Américas, o time de Filipe Luís segue na disputa da Copa Intercontinental.
Arrascaeta abriu o placar no primeiro tempo, mas o Cruz Azul respondeu com Jorge Sánchez, autor do gol de empate. Na etapa final, o uruguaio pôs o Flamengo novamente a frente no placar. São 25 gols em 2025, a temporada mas artilheira da carreira do meia.
O Pyramids, do Egito, será o adversária na próxima fase da Copa Intercontinental: a Challenger Cup, no próximo sábado (13). O Paris Saint-Germain, da França, aguarda o vencedor do confronto, e a decisão será na próxima quarta (17). Veja a tabela completa!
Presente para Arrascaeta
A marcação alta do Flamengo surtiu efeito logo no início da partida. O Cruz Azul não abriu mão de sair jogando desde a linha defensiva, mas Piovi cometeu um erro crasso. Ao tentar cruzar a bola na própria área, o zagueiro deu um presente para Arrascaeta. O camisa 10 driblou Gudiño e abriu o placar aos 15 minutos: 1 a 0 no Estádio Ahmad Bin Ali!

Cruz Azul x Flamengo: Arrascaeta vibra com o gol na Copa Intercontinental
Cruz Azul cresce e empata com golaço
Em desvantagem, o Cruz Azul “acordou” e passou a ditar o ritmo de jogo. O time de Nicolás Larcamón dividiu a posse de bola com o Flamengo, o que deixou a equipe de Filipe Luís desconfortável. As primeiras chances vieram em avanços de Rotondi, mas o lateral-esquerdo não finalizou bem. Bruno Henrique, em velocidade, levou perigo.
Aos 41, Gabriel Fernández chegou a balançar a rede de Rossi, mas o impedimento foi marcado. Dois minutos depois, veio o empate do Cruz Azul. Carrascal afastou mal o cruzamento, e Jorge Sánchez, de primeira, fez um golaço para empatar antes do intervalo.

Cruz Azul x Flamengo: Jorge Sanchéz deixa tudo igual no primeiro tempo do Dérbi das Américas
D
Filipe Luís acionou Plata, no lugar de Lino, na volta do intervalo. Com outra postura, o Flamengo recuperou a posse de bola. Apesar do controle, o time não criou grandes chances. Aos 20, veio a segunda mudança: Everton Cebolinha substituiu Carrascal.
Assim como em muitos outros momentos da temporada, quem decidiu foi Arrascaeta. O uruguaio foi lançado por Cebolinha e tentou o passe para BH. No corte parcial da defesa, a bola voltou para o camisa 10, que encobriu o goleiro Gudiño: 2 a 1 aos 26 minutos!
O Rubro-Negro sustentou a vitória até os acréscimos sem correr grandes riscos. Piovi, aos 46, teve a chance de se redimir do erro no primeiro gol, mas finalizou nas mãos de Rossi.
Cruz Azul 1×2 Flamengo
Cruz Azul
Gudiño; Jorge Sánchez (Sepúlveda), Ditta, Érik Lira, Piovi e Rotondi (Boguzs); Carlos Rodríguez, Jeremy Márquez (Faravelli), Rivero (Omar Campos) e Paradela (Luka Romero); Gabriel Fernández. Técnico: Nicolás Larcamón.
Flamengo
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar (Saúl), Jorginho (De La Cruz) e Arrascaeta (Luiz Araújo); Carrascal (Everton Cebolinha), Samuel Lino (Plata) e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
- Gols: Arrascaeta (15’/1ºT e 26’/2ºT), do Flamengo; Jorge Sánchez (43’/1ºT), do Cruz Azul
- Cartão amarelo: Ditta e Piovi (CAZ); Jorginho, Alex Sandro, De La Cruz e Everton Cebolinha (FLA)
- Cartão vermelho: Não houve.
- Motivo: Segunda fase da Copa Intercontinental
- Data e hora: 10 de dezembro de 2025, às 14h (de Brasília)
- Local: Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan (CAT)
- Árbitro: Glenn Nyberg (SUE)
- Assistentes: Mahbod Beigi (SUE) e Andreas Soderkvist (SUE)
- VAR: Fedayi San (SUI)