
Secretaria de Educação informa fim do convênio atual em 31/12/2025 e anuncia novo termo a partir de janeiro. O encontro foi registrado em ata e assinado pelos participantes
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, neste sábado (22), uma reunião com pais e responsáveis dos alunos atendidos pelo programa de contraturno, na Fazenda da Bethânia. O encontro teve como objetivo apresentar esclarecimentos sobre o encerramento do convênio vigente e as diretrizes para a continuidade das atividades a partir de 2026.

A secretária de Educação, Edna Carvalho, explicou que o atual termo será encerrado no final de dezembro e a equipe da SME já trabalha na elaboração de um novo convênio, que entrará em vigor a partir de janeiro. “As mudanças são administrativas e pedagógicas, incluindo formação continuada para os profissionais. O atendimento aos alunos que já estão no projeto, seguirá em 2026. Estamos ajustando o novo termo para garantir mais segurança e organização ao programa”, afirmou.

Durante a reunião, pais e responsáveis apresentaram dúvidas sobre a contratação de profissionais, período de férias, cronograma de transição e segurança jurídica do processo. Edna esclareceu que algumas definições dependem de análise jurídica e reforçou que novas comunicações serão feitas conforme o avanço das etapas.
“Estamos conduzindo a transição com responsabilidade e transparência. O diálogo com as famílias continuará aberto durante todo o processo”, destacou.

O encontro contou com a presença do vereador Hudson Santos (Yuyu da Pedreira), que apoiou a iniciativa de dialogar com as famílias. Houve ainda definição de novos encaminhamentos, incluindo futuras reuniões entre a instituição, SME e representantes legais.

Toda a reunião foi registrada em ata, que reuniu os principais relatos e orientações apresentadas. Ao final, os participantes assinaram o documento, reafirmando ciência e concordância com as informações apresentadas.

O novo convênio, previsto para janeiro, seguirá as diretrizes atualizadas da Secretaria Municipal de Educação e garantirá a continuidade das atividades artísticas, esportivas e pedagógicas que integram o contraturno escolar em Itabira.