Conceição do Rio Verde – Polícia Militar de Meio Ambiente combate o garimpo ilegal

Em desdobramento da Operação Fogo no Garimpo, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do 4º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente, nesse sábado, na cidade de Conceição do Rio Verde/MG, após denúncias sobre dragas ilegais de minério de ouro, realizou uma operação. As equipes monitoraram o Rio Verde com emprego de Drone e de embarcação sendo identificadas duas balsas ilegais de minério de ouro.

Face ao exposto, as equipes lograram êxito na abordagem, na qual foi possível prender duas pessoas (responsáveis pelo empreendimento) em flagrante delito pelos crimes de usurpação de bens da união, bem como lavra mineral sem os respectivos licenciamentos ambientais, sendo então apresentados a delegacia de Polícia Federal de Varginha.

A dragagem em aluvião traz sérias consequências ao ambiente aquático, com formação de bancos de cascalho (popularmente conhecidos como arrotos), mudanças no leito do rio, desbarrancamentos e assoreamentos. Além disso, alimenta o mercado ilegal de ouro e sonegação fiscal.

Na esfera administrativa foram lavradas multas simples. Todo o material foi apreendido, recolhido e armazenado pelo poder público municipal local.

DEIWSON  MAGAL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *