Prefeitura e Polícia Militar realizam solenidade de certificação do PROGEA para 56 alunos da rede municipal

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Grupamento de Meio Ambiente, realizou a entrega dos certificados aos estudantes concluintes do Programa de Educação Ambiental – PROGEA, referente ao segundo semestre de 2025. Ao todo, 56 alunos da Escola Municipal de Pacas e da Escola Municipal de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Araújo participaram das atividades.

O PROGEA incentiva alunos do 4º ano do ensino fundamental a adotarem práticas socioambientais responsáveis, compreendendo o território onde vivem, mobilizando suas comunidades e fortalecendo a relação entre ambiente urbano e rural com foco na sustentabilidade.

Durante o evento, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos – Nozinho destacou o papel das crianças na construção de uma cidade mais consciente. “Vocês ajudam a cuidar da nossa casa e mostram um novo jeito de olhar a natureza.” O prefeito também ressaltou a união de esforços que torna o programa possível. “Essa é uma construção coletiva e agradeço a todos os parceiros, às instituições envolvidas e às famílias dos alunos.”

A secretária municipal de Educação, Lucinda Barcelos, sublinhou a importância do tema no currículo escolar. “A educação ambiental amplia a formação cidadã e chega às famílias, fortalecendo nossa rede de cuidado com o meio ambiente.”

O secretário de Meio Ambiente, Diêgo de Oliveira Perpétuo, reforçou a contribuição do PROGEA para as políticas ambientais do município. “Programas como este aproximam as crianças dos desafios reais e ajudam a formar cidadãos mais conscientes.”

Participaram da solenidade o 1º Tenente Winder Luiz Cassimiro, representando o Comando do 26º Batalhão da Polícia Militar, o presidente da Câmara Municipal, Marlon Túlio Pessoa Costa, e o 1º Sargento PM Wanderson Antônio Ribeiro, mediador do PROGEA e representante do comando da 3ª Companhia de Meio Ambiente.

A cerimônia contou com apresentações artísticas de teatro, dança e a interpretação dos hinos Nacional e de São Gonçalo pelo Coral da Escola de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Araújo. Ao final, alunos e colaboradores receberam certificados e medalhas.

A Prefeitura segue fortalecendo sua atuação em prol da formação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Acom/PSGRA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *