Ação educativa reforça a importância da empatia e do respeito a crianças, idosos, pessoas autistas e animais durante festas

Com o objetivo de promover uma convivência mais respeitosa entre pessoas, animais e o meio ambiente, Itabira lança a campanha “Brilho, sim. Barulho, não.”, voltada à conscientização sobre os prejuízos causados pelo uso de fogos de artifício com estampido. O lançamento acontece em um período marcado por festas e comemorações, principalmente pelas finais de campeonatos de futebol, quando aumenta o uso de fogos e, consequentemente, o risco de transtornos causados pelo barulho.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa) e busca sensibilizar a população para os efeitos nocivos do barulho, que podem gerar estresse, crises de ansiedade e reações físicas intensas em crianças, idosos, pessoas com autismo e acamadas, além de sofrimento e risco à saúde de todos os animais, desde pets, pássaros, animais de grande porte e silvestres. O barulho pode desorientar esses animais, provocar fugas, acidentes e até paradas cardiorrespiratórias.
“Nossa campanha é um apelo à consciência coletiva. O brilho dos fogos pode ser bonito, mas o barulho traz sofrimento. Estamos falando de vidas, humanas e animais, que merecem respeito e tranquilidade. É um gesto simples de empatia escolher comemorar de forma silenciosa”, destacou Elaine Mendes, secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal.
ASemapa reforça que é possível comemorar de forma responsável e acolhedora, optando pelos fogos de vista, que proporcionam o mesmo espetáculo visual sem causar danos auditivos nem sofrimento a quem é mais sensível ao som.
Asações da campanha serão divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Itabira a partir desta sexta-feira (21/11). Além disso, blitz’s educativas e spot em rádios com mensagens educativas sobre os efeitos do barulho e o incentivo à adoção de práticas mais empáticas durante as comemorações. A ação também convida a população a ser multiplicadora dessa mensagem, orientando familiares e amigos sobre a importância de festejar com consciência.
Em Itabira, o uso, a comercialização e a queima de fogos de artifício que produzem estampidos são proibidos pela Lei Municipal nº 5.279/2021. Mais do que punitiva, a legislação tem caráter educativo e de sensibilização, buscando reforçar o respeito ao próximo e aos animais.
