Iniciativa integra o projeto “Mãos Unidas” e beneficia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

O projeto “Mãos Unidas” arrecadou 139 itens, entre brinquedos, jogos educativos e livros, em ação do Cejusc da Comarca de João Monlevade (Crédito: Divulgação / TJMG)
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de João Monlevade, no Vale do Aço, arrecadou 139 itens – entre brinquedos, jogos educativos e livros – em ação do projeto “Mãos Unidas”. As doações foram destinadas à Fundação Municipal Crê-Ser, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município.
O Projeto também promove outras campanhas ao longo do ano, como a entrega de roupas, cobertores, fraldas geriátricas, material escolar, entre outros itens voltados à comunidade local.
A entrega das doações do “Mãos Unidas” ocorreu no dia 13/11. O Cejusc também realizou a cerimônia de abertura da exposição “Flores Ser”, no átrio do Fórum Milton Campos, no mês de outubro, com apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos integrantes da Fundação Crê-Ser.
Fortalecimento da cidadania
O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de João Monlevade, Carlos Pereira Gomes Júnior, destacou a relevância da ação para a comunidade:
“O Projeto contribui para o fortalecimento da cidadania, um dos pilares do Cejusc, além de aproximar o cidadão do Poder Judiciário. A campanha atual teve como escopo contribuir com as crianças e adolescentes da Comarca, levando a elas um pouco de carinho e atenção.”
O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de João Monlevade, Carlos Pereira Gomes Júnior (terno), destacou a relevância da ação para a comunidade (Crédito: Divulgação / TJMG)
Ele ressaltou ainda o engajamento da comunidade jurídica:
“Participaram da campanha advogados, servidores da Justiça e membros da Defensoria Pública e do Ministério Público da Comarca, que contribuíram de maneira muito significativa para o êxito da iniciativa.”
Projeto “Mãos Unidas”
O juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Ibirité, Estevão José Damazo, idealizador do “Mãos Unidas” em João Monlevade, lembrou que o Projeto foi criado em 2023:
“É com grande alegria que vejo a continuidade de um projeto iniciado há anos em João Monlevade, que tive a honra de acompanhar desde o nascimento, quando era coordenador do Cejusc à época. A Comarca dá um exemplo de caridade a ser seguido. O ‘Mãos Unidas’ surgiu de nossa inquietação diante das dificuldades enfrentadas pelas pessoas.”
Projeto “Mãos Unidas” foi criado em 2023, quando o Cejusc da Comarca de João Monlevade era coordenado pelo juiz Estevão José Damazo (Crédito: Divulgação / TJMG)
Segundo o magistrado, diversas ações são promovidas anualmente, muitas delas em parceria com a Fundação Crê-Ser, beneficiada nesta edição:
“Enche nosso coração poder estender a mão especialmente às crianças e adolescentes em acolhimento institucional e às demais em situação de vulnerabilidade atendidas pelos núcleos. Além da campanha, realizamos todos os anos, no mês das crianças, a exposição dos trabalhos no fórum – uma oportunidade para que se sintam vistos, ouvidos e valorizados.”
Damazo reforçou ainda que a cultura do voluntariado deve se difundir cada vez mais no Judiciário e na comunidade.
Cidadania em ação
Além da Fundação Crê-Ser, o projeto “Mãos Unidas” também apoia instituições como o Lar São José e o grupo Trabalhadores do Bem. As campanhas de sensibilização promovidas pelo Cejusc buscam fortalecer a cultura da doação e incentivar a participação ativa dos colaboradores, por meio do setor de cidadania.
O Cejusc
Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.
O Cejusc da Comarca de João Monlevade foi instalado em 16/12 de 2020, por meio da Portaria Conjunta nº 1097/PR/2020. Ele funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, no Fórum Milton Campos (Rua São Mateus, nº 50, bairro Aclimação). Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (31) 3859-2105 ou pelo e-mail cejusc.jml@tjmg.jus.br.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG