A nutricionista Taynara Abreu lista quatro vegetais com propriedades que auxiliam na redução da gordura do fígado
Marina FerreiraClaudia Meireles/Metrópoles

Órgão vital do corpo humano, o fígado é responsável por uma série de funções que auxiliam no metabolismo, imunidade, digestão, desintoxicação e armazenamento de vitaminas, conforme explica o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia dos EUA (NCBI). Entretanto, o bom funcionamento da glândula pode ser afetado por diversas condições, a exemplo da esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado.
Leia também
- Dia do Diabetes: 4 frutas que ajudam a “sugar” o açúcar do sangue
- Médico cita 4 vitaminas que melhoram a circulação e previnem trombose
- Médica aponta medicamentos populares que podem prejudicar o fígado
- Sinais de alerta que o corpo dá quando a vitamina D está baixa
Segundo um artigo publicado pela Associação Americana para o Estudo de Doenças Hepáticas, a gordura no fígado é considerada uma “doença ocidental”, sendo mais comum na América do Sul, Oriente Médio e Norte da África. Especialmente na América Latina, o quadro está associado ao consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar.

Vegetais
Diante da procura a respeito do assunto gordura no fígado, a coluna Claudia Meireles entrevistou a nutricionista Taynara Abreu para saber quais vegetais incluir nas refeições a fim de melhorar o quadro de esteatose hepática. De acordo com a especialista, consumir esses alimentos regularmente “auxilia na redução do acúmulo de gordura nas células” do órgão.
Abaixo, confira os quatro vegetais mencionados pela pós-graduada em nutrição, exercício físico e qualidade de vida e conheça as propriedades de cada alimento com relação ao processo de reduzir o teor de gordura no fígado:
1. Cenoura
A expert em nutrição ressalta que esse vegetal é fonte de betacaroteno, um precursor da vitamina A, que protege as células do fígado contra o dano oxidativo. “As fibras presentes na cenoura ajudam no equilíbrio do colesterol e na eliminação de gorduras pelo intestino”, defende.

Entre os vegetais benéficos para o fígado, consta a cenoura
2. Abobrinha
Com baixo índice calórico e alto teor de água e de fibras solúveis, a abobrinha auxilia na digestão e na redução da sobrecarga hepática. “A leveza desse vegetal favorece a função do fígado e contribui para o controle do peso corporal”, acentua Taynara.
3. Pimentão
Por ser fonte de vitamina C e carotenoides, o vegetal atua como antioxidante natural ao colaborar com a redução de inflamações e proteger as células do fígado. “Também participa do metabolismo da gordura, ajudando a regeneração hepática”, esclarece a nutricionista.

4. Tomate
Rico em licopeno, considerado um potente antioxidante, o tomate contribui para diminuir a oxidação de gorduras e com o risco de inflamações do fígado, conforme reforça a especialista. Ela pontua a respeito do vegetal auxiliar na regulação do colesterol e na proteção contra danos celulares.
Especializada em nutrição, exercício físico e qualidade de vida, Taynara Abreu reforça que a inclusão diária desses vegetais na alimentação precisar estar associada a alguns hábitos. “Deve-se reduzir o consumo de álcool, de alimentos ultraprocessados e de gorduras saturadas”, defende. Ela frisa: “É uma estratégia eficaz para reverter a gordura no fígado e promover uma melhor saúde hepática.”

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do Metrópoles.