Município de Betim acata Recomendação do MPMG e apresenta plano de ação para elevar cobertura vacinal

Após Recomendação expedida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Betim, o Município de Betim apresentou um plano de ação detalhado com o objetivo de elevar a cobertura vacinal.

 O plano contempla estratégias de busca ativa, vacinação em escolas e igrejas, ampliação da atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), mobilização social e campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação. 

O plano, apresentado em outubro de 2025, prevê a execução das ações até dezembro deste ano, com monitoramento mensal das coberturas e indicadores de avaliação. O MPMG seguirá acompanhando a efetividade das medidas, a regularização do fornecimento dos imunizantes e os resultados alcançados pelo município. 

A Recomendação foi expedida em decorrência do Procedimento Administrativo de acompanhamento de Políticas Públicas – nº 31.16.0027.0148020.2024-09, instaurado pelo MPMG para acompanhar e fomentar o fortalecimento das políticas públicas de imunização em Betim. O procedimento, instaurado em novembro de 2024, teve o objetivo de monitorar as coberturas vacinais, especialmente das vacinas com índices abaixo das metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), como varicela, poliomielite e DTP. 

Ministério Público de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *