Após Recomendação expedida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Betim, o Município de Betim apresentou um plano de ação detalhado com o objetivo de elevar a cobertura vacinal.

O plano contempla estratégias de busca ativa, vacinação em escolas e igrejas, ampliação da atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), mobilização social e campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação.
O plano, apresentado em outubro de 2025, prevê a execução das ações até dezembro deste ano, com monitoramento mensal das coberturas e indicadores de avaliação. O MPMG seguirá acompanhando a efetividade das medidas, a regularização do fornecimento dos imunizantes e os resultados alcançados pelo município.
A Recomendação foi expedida em decorrência do Procedimento Administrativo de acompanhamento de Políticas Públicas – nº 31.16.0027.0148020.2024-09, instaurado pelo MPMG para acompanhar e fomentar o fortalecimento das políticas públicas de imunização em Betim. O procedimento, instaurado em novembro de 2024, teve o objetivo de monitorar as coberturas vacinais, especialmente das vacinas com índices abaixo das metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), como varicela, poliomielite e DTP.
Ministério Público de Minas Gerais