Estudantes conquistam medalhas de ouro, prata e bronze em competição que reconhece talentos matemáticos de todo o Brasil

Os alunos das escolas municipais de São Gonçalo do Rio Abaixo brilharam na edição 2025 da Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM), conquistando diversas medalhas e menções honrosas na competição que reúne estudantes de todo o país. A cerimônia de premiação será realizada no dia 23 de novembro.
A OIM é uma iniciativa realizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade João Monlevade e pelo Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) – Campus Arinos, com apoio da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), Stone Pagamentos e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto segue as diretrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
A secretária municipal de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, destacou o orgulho e o significado da conquista para a rede municipal: “Esses resultados são fruto do empenho dos alunos, do trabalho dedicado dos professores e do apoio das famílias. Ver nossos estudantes conquistando reconhecimento em uma olimpíada nacional é a prova de que investir na educação pública de qualidade faz toda a diferença. É um orgulho para São Gonçalo do Rio Abaixo e um incentivo para que mais alunos se sintam motivados a desafiar seus próprios limites.”
As conquistas dos estudantes são-gonçalenses motivam os investimentos contínuos da gestão municipal na educação, na valorização do conhecimento e no desenvolvimento de jovens talentos.
Criada em 2018, a olimpíada tem como objetivo estimular o ensino e a aprendizagem da matemática, reconhecer novos talentos e selecionar estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição, que começou como um evento regional em Itabira (MG), hoje é aberta a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Os resultados de São Gonçalo do Rio Abaixo refletem o compromisso do município com a excelência na educação e o incentivo ao raciocínio lógico e científico. Confira os alunos premiados:
Medalha de Ouro
– Giovanna Rinieri Barbosa Santos
– Renan Pena Magalhães
Medalha de Prata
– Maria Clara Grigório Kelles
– Lucas Benício Silva
Medalha de Bronze
– Pedro Filipe Ferreira de Souza
– Isabella Cota Ferreira
– Maysa Vitória Soares
Menção Honrosa
– Lívia Dias Fernandes
– Pedro Henrique Martins Leite
– Lucas Sarter Duarte
– Lucas Gabriel Soares Vitalino
– Sarah de Matos Lana Jorge Utsch
– Ícaro Silva Barcelos
Categoria “Elas em Destaque”
– Maria Clara Grigório Kelles – Medalha “Elas em Destaque”
– Isabella Cota Ferreira – Menção Honrosa
– Giovanna Rinieri Barbosa Santos – Menção Honrosa
– Maysa Vitória Soares – Menção Honrosa