Intervenções garantem mais conforto, segurança e integração à tradicional “Praça da EEMZA”
A Prefeitura de Itabira deu início à segunda etapa das obras de requalificação da Praça do Expedicionário, um dos mais tradicionais espaços de convivência da região central da cidade.

Nesta nova fase, os antigos quiosques estão sendo demolidos e os comerciantes já começaram a ocupar os novos pontos de venda localizados na parte alta da praça.
No lugar dos antigos quiosques, o projeto inclui a criação de áreas mais amplas de circulação e convivência, permitindo um uso mais democrático do espaço e fortalecendo o papel da praça como ponto de encontro entre famílias, amigos e visitantes.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jader Magalhães, o projeto foi pensado para conciliar preservação e modernidade. “A Pracinha da EEMZA faz parte da memória afetiva dos itabiranos. Nosso compromisso é revitalizar esse espaço sem perder a essência. Estamos garantindo um espaço mais acessível, funcional e integrado, valorizando tanto os comerciantes que atuam ali quanto a população que frequenta a região central da cidade diariamente”, destaca o secretário.

A requalificação da Praça do Expedicionário integra o Programa Municipal de Revitalização dos Espaços Públicos, que busca promover mais conforto, segurança e bem-estar aos moradores, além de valorizar a história e o patrimônio urbano de Itabira.

Na primeira etapa das obras, o espaço recebeu melhorias significativas em acessibilidade, com a implantação de novas escadas, rampas e pisos, além da requalificação do paisagismo e instalação de mobiliário urbano moderno e iluminação aprimorada.
“Com a conclusão das obras, a Praça do Expedicionário ganhará um novo visual, mantendo sua essência histórica, mas com estrutura renovada”, finaliza Jader Magalhães.