
FERROS / SANTA MARIA DE ITABIRA (MG) – Entre os dias 28, 29 e 30 de outubro de 2025, militares do Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente de Itabira, com o apoio de equipes de Ipatinga e João Monlevade, realizaram uma operação de combate a crimes contra a fauna e a flora nas zonas rurais de Ferros e Santa Maria de Itabira.

De acordo com as informações, o principal objetivo da ação foi identificar a manutenção ilegal de pássaros da fauna silvestre sem a devida autorização, além de coibir práticas de caça, posse ilegal de armas de fogo e desmatamento.

Durante os três dias de operação, foi intensificada a presença policial em regiões rurais mais afastadas das cidades, com a realização de abordagens, vistorias e buscas por suspeitos oriundos de outras cidades que costumam praticar crimes ambientais nessas áreas e também se esconderem após cometimentos de crimes diversos.


A operação, denominada “Fauna 06”, apresentou os seguintes resultados:
Balanço da Operação Fauna 06:
Boletins de ocorrência registrados: 09
Pessoas presas: 10
Armas de fogo apreendidas (com autor preso): 02
Munições apreendidas: 08
Pássaros apreendidos: 12
Autos de infração lavrados: 08
Escavadeira apreendida: 01
Lenha nativa apreendida: 6 m³
Valor total das autuações: R$ 42.400,00
Pessoas abordadas: 55


A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça que as ações de fiscalização e combate aos crimes ambientais continuarão sendo realizadas em toda a região, com o objetivo de preservar os recursos naturais e coibir atividades ilícitas.


Asnoticiasonline.com.br