O evento do Circuito Frutifica Minas destacou novas oportunidades para o setor com o apoio da Emater e do Sindicato Rural de Itabira

O fortalecimento da agricultura familiar e a diversificação na produção rural foram os principais temas abordados no 4º Dia de Campo, realizado na Fazenda São Lourenço nesta quinta-feira (30). O evento que integra o Circuito Frutifica Minas, foi realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA), com o apoio da Emater-MG, do Sindicato Rural de Itabira e de instituições parceiras do centro de Referência em Agronegócio Sustentável de Itabira e Região (Crasir).
Ao todo, o Dia de Campo reuniu 49 produtores para as atividades como palestras técnicas e estações demonstrativas sobre o cultivo de citros, uva e goiaba. O objetivo do encontro foi atualizar as práticas de manejo das frutíferas, qualificar a mão de obra local e apresentar novas oportunidades de mercado para os produtores rurais, principalmente o pequeno produtor itabirano.
Conhecimento prático sobre fruticultura

Além de reforçar o caráter técnico e educativo, o Dia de Campo visa proporcionar um espaço de troca de experiências e valorização do agricultor local.
Para a secretária municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Terezinha Bethônico, o evento é fundamental para o fortalecimento do agro e das políticas públicas voltadas para o setor. “É uma grande alegria estarmos aqui hoje realizando o 4º Dia de Campo. Este é um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento para o agricultor. Aqui se vê na prática que o campo é feito de trabalho, de união, esperança e futuro. Com essas ações a secretaria procura estar mais próxima do produtor e da realidade da agricultura da nossa região”, destacou.

Na programação, palestras sobre certificação, rastreabilidade e exigências de mercado, além de estações com demonstrações práticas sobre o cultivo de laranja, tangerina, uva e goiaba, frutas consideradas ótimas para o solo itabirano, que podem ser produzidas o ano inteiro e ainda, gerar bons lucros para os produtores.

O coordenador técnico de fruticultura da Emater, Deny Sanábio, conduziu as palestras e reforçou a importância de capacitação para melhorar o cultivo de frutas na região. “Nosso papel é levar conhecimento e tecnologia até o produtor. O Frutifica Minas vem mostrando que a fruticultura é uma alternativa concreta para diversificar a produção, gerar renda e fortalecer o desenvolvimento sustentável no campo”, enfatizou.

Coordenador técnico de fruticultura da Emater, Deny Sanábio
Entre os participantes, o produtor rural Carlos Roberto de Oliveira, que cultiva banana na região do distrito de Senhora do Carmo, contou que pretende diversificar sua produção e investir no plantio de uva, por isso aproveitou a oportunidade de conhecer mais sobre o cultivo da fruta durante o evento. “Eu sou produtor de banana, queria diversificar e começar a plantar uva para ter outra variedade de fruta. O evento foi muito bom, com a instrução dos agrônomos eu espero ter a minha produção e retorno na geração de renda”, disse o produtor, animado com o aprendizado.

Carlos Roberto de Oliveira – produtor rural
Durante o 4º Dia de Campo, os participantes também puderam conhecer de perto outras unidades demonstrativas da Fazenda São Lourenço,como a de café, banana, amora e viveiro de mudas de cana. Conheceram ainda as parcerias na recria de bovinos, onde cinco produtores rurais participam com um total de 117 bovinos e a parceria na exploração da apicultura.

Unidade demonstrativa – plantio de uvas
No encerramento do evento, durante o “Café com Prosa”, foi servido um delicioso lanche com bananas e suco de amora, com frutas colhidas na fazenda, além de deliciosas quitandas, feitas por produtores rurais de Itabira.
Unidade demonstrativa – plantio de citrus
