De 10 a 22 de novembro, São Gonçalo do Rio Abaixo será palco do Festival de Arte Negra Ayeye, uma programação que celebra a cultura afro-brasileira por meio da arte, da música, da gastronomia e do diálogo. O evento integra as comemorações do Mês da Consciência Negra e promete movimentar a cidade com uma série de atividades abertas ao público.

A programação começa no dia 10 de novembro (segunda-feira), às 13h, com a oficina gastronômica “Cozinhas de Afetos”, na Praça Central, e segue ao longo da semana com diversas ações. Na terça-feira (11), às 13h, o Centro Cultural recebe o seminário “Territórios que Ecoam”, com reflexões sobre identidade e ancestralidade.
Na quinta-feira (13), às 8h, acontece o bate-papo “Entre Ruas e Palavras” com o escritor Jessé Andarilho, também no Centro Cultural. No dia seguinte (14/11), às 8h, o espaço exibe o filme “Morro do Cemitério”, dentro do projeto Cinema MinasPlay.

A agenda segue com o documentário “Tem Gringo no Morro”, no dia 18/11, às 19h, que discute a relação entre turismo e a comunidade da Rocinha. No dia 19/11, também às 19h, o público poderá acompanhar o espetáculo “Breakdance: Movimento e Resistência”, exaltando a cultura hip-hop.
As comemorações do Dia da Consciência Negra (20/11) terão grande destaque na Praça Central, com uma programação intensa a partir das 16h:
– 16h: Batalha de Rima
– 17h: Palestra com MV Bill
– 18h30: Tambores do Morro
– 20h: Show com MV Bill
– 21h: DJ Tony
– 22h: Show com Luccas Carlos
A celebração continua no dia 21/11 (sexta-feira), também na Praça Central, com:
– 20h: Show Shall MC
– 21h: Desfile e apresentação do Grupo Hopdance
– 22h: Show com Só Pra Contrariar
Encerrando o festival, no sábado (22/11), o público poderá participar de uma manhã de esporte e tradição:
– 7h às 10h: Corrida e Caminhada 5km
– 8h às 11h: Apresentações de Congado e Capoeira
– 12h às 14h: Show com Raquel Moreira
– 14h às 15h30: Pagodim Delas com Graci Bombom e Ana Santiago
O Festival de Arte Negra Ayeye é uma realização do Movimento Negro de São Gonçalo do Rio Abaixo e Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e Esporte, Lazer e Juventude, e patrocínio da Vale e Fidens e apoio cultural da Rede Minas.
Divulgação