Itabira avança em pautas sociais: Câmara debate educação, cultura e combate à violência em eventos públicos

A Câmara Municipal de Itabira realiza, nesta terça-feira (7), a 36ª Reunião Ordinária da Primeira Sessão Legislativa, com uma pauta voltada para temas de grande relevância social, incluindo educação, proteção infantil, combate à violência e valorização da cultura e da cidadania.

Entre as propostas em debate, destaca-se o projeto que proíbe o uso de recursos públicos para contratação de shows e artistas que façam apologia ao crime, violência, uso de drogas ou contenham conteúdo sexual explícito. De autoria do vereador Cidnei Camilo Rabelo, a medida busca preservar valores éticos e proteger o público itabirano, especialmente o infantojuvenil.

Também foi apreciado o projeto de lei da vereadora Dulce Citi Oliveira que institui medidas para prevenção, fiscalização e combate à sexualização e adultização de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso da Câmara com a proteção da infância.

Na área da educação, os vereadores analisaram duas propostas do vereador Ronaldo Sena: uma que cria o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Cyberbullying, e outra que institui a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Preconceito, ambas voltadas para promover um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e respeitoso.

Outras matérias relevantes também estão em pauta, como o projeto do Executivo que institui o Programa “Natal Criativo”, incentivando o empreendedorismo local e o espírito comunitário durante o período natalino, e a criação da Semana Municipal da Gentileza e Generosidade, proposta pela vereadora Dulce Citi Oliveira, voltada ao fortalecimento de valores humanos e convivência solidária.

Além das votações, os vereadores apresentam moções de aplauso a cidadãos, artistas e grupos culturais que se destacam na cidade, e indicações ao Executivo com sugestões de obras e melhorias em bairros, como a construção de um novo reservatório de água no bairro Jardim dos Ipês e o calçamento de vias na comunidade de Córrego do Meio.

A reunião reforça o compromisso do Legislativo itabirano com o debate democrático, o fortalecimento das políticas públicas e o bem-estar da população.

ASCOM CMI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *