Projeto já mobilizou 60 propriedades, identificou 87 nascentes e vai garantir água de qualidade para o futuro

Água boacomeça na nascente. É com essa certeza que Itabira recebe, no próximo dia 8 de outubro, a partir das 8h, o lançamento oficial da Iniciativa Rio Vivo, um projeto que está mudando a realidade das comunidades rurais e fortalecendo a segurança hídrica da cidade. A ação, que já identificou 87 nascentes para cercamento em seis microbacias itabiranas, será realizada no Auditório José Alencar, no campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei – Campus Itabira) e integra a programação especial da cidade neste mês de outubro.
AIniciativa Rio Vivo é uma ação de longa duração, prevista nos planos de recursos hídricos das bacias dos rios Doce e Piracicaba. Só na bacia do Piracicaba, mais de R$ 9 milhões já foram investidos em projetos de recuperação, saneamento rural e contenção de sedimentos.
Em Itabira,60 propriedades rurais foram mobilizadas e participam ativamente do processo de preservação. As ações de proteção das nascentes visam garantir a qualidade e a quantidade de água que abastece milhares de famílias, fortalecendo também a produção rural do município.
A programação inclui, na parte da manhã, a plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba. Já no período da tarde, a equipe realiza uma visita técnica às obras de proteção de nascente na microbacia do Rio do Peixe, na Fazenda Tereza, propriedade do beneficiário José Marinho de Almeida, na zona rural de Itabira.
AIniciativa Rio Vivo é realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), em parceria com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Agedoce), com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água, que retornam às cidades em forma de projetos ambientais.
177 anos, 177 mudas
Para comemorar o aniversário de Itabira, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa) realizará o plantio de 177 mudas de árvores, simbolizando cada ano de história do município e reforçando o compromisso da cidade com a preservação ambiental. A ação será realizada em dois pontos da cidade: na terça-feira (7/10), na avenida Ipiranga, bairro Amazonas, e na quarta-feira (8/10), na avenida das Rosas, bairro São Pedro. As ações ocorrerão das 8h às 11h em ambos os dias.
