De virada, time celeste superou o Esquadrão por 2 a 1, nesta segunda-feira (15), na Arena Fonte Nova, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Gabigol comemora gol pelo Cruzeiro contra Bahia
De virada! Em jogo movimentado de times da parte de cima da tabela, o Cruzeiro mostrou a força de seu elenco e venceu o Bahia por 2 a 1, nesta segunda-feira (15), na Arena Fonte Nova, em Salvador, na 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa abriram o placar com Jean Lucas, enquanto o time celeste virou com gols de Luis Sinisterra e Gabigol, que entraram no segundo tempo.
Com o triunfo, a Raposa chegou aos 47 pontos, ultrapassou o Palmeiras e retomou ao vice-liderança. O Esquadrão estacionou nos 36 e, com dois jogos atrasados, está em quinto.
O próximo jogo do Cruzeiro será no domingo (21), às 20h30 (de Brasília), contra o RB Bragantino, no Mineirão. O Bahia visitará o Ceará no sábado (20), às 18h30 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza. Ambos os jogos serão realizados pela 24ª rodada da Série A.
Como Jardim e Ceni escalaram as equipes
A única mudança do Cruzeiro em relação ao último jogo foi a entrada de Matheus Henrique na vaga de Lucas Silva, suspenso. Rogério Ceni, por sua vez, escalou Mateo Sanabria como titular pela primeira vez. Outras duas trocas foram feitas no sistema defensivo: saíram Gilberto e David Duarte para as entradas de Arias e Gabriel Xavier, respectivamente.
O jogo
O primeiro tempo foi de domínio do Bahia. O time aproveitou o fator casa para pressionar o Cruzeiro, que se defendeu e tentou contra-ataques. O Esquadrão, porém, não aproveitou as chances que criou.
A etapa final teve um cenário mais aberto. A Raposa apareceu no ataque, enquanto o Tricolor seguiu em cima. A boa atuação foi recompensada com golaço de Jean Lucas para abrir o placar.
O time de Leonardo Jardim não se abalou e partiu para cima em busca do empate, com as entradas de Luis Sinisterra, Keny Arroyo e Gabigol. Não demorou muito para as mudanças surtirem efeito e o Cruzeiro virar o jogo.
Bahia pressiona no início
Os primeiros 25 minutos foram de intensa pressão do Bahia. Disposto a dar uma resposta à torcida após os tropeços recentes, o time de Rogério Ceni se lançou ao ataque e sufocou o Cruzeiro. O time celeste se defendeu e tentou avançar em contra-ataques.
Cruzeiro pede pênalti, mas árbitro ignora
Mais uma vez, o Cruzeiro ficou na bronca com a arbitragem. Aos 44 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge recebeu tranco de Ramos Mingo na grande área do Bahia. O atacante caiu, mas o árbitro Flávio Rodrigues de Souza nada marcou.
Kaiki quase faz golaço
Aos 15 minutos do segundo tempo, Kaiki quase fez um golaço para abrir o placar. O lateral-esquerdo arrancou, driblou adversários e finalizou para o gol. Ronaldo fez boa defesa e impediu a “pintura”.
Jean Lucas abre o placar com “pintura”
Convocado por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira, Jean Lucas mostrou por que vestiu a Amarelinha. Aos 21 minutos do segundo tempo, o camisa 6 acertou uma pancada de fora da área, sem chances para Cássio, e balançou as redes pela primeira vez.
Estreia de Keny Arroyo
Contratação mais cara da história do Cruzeiro, Keny Arroyo fez sua estreia diante do Bahia. O equatoriano entrou aos 25 minutos do segundo tempo, na vaga de Christian, com a missão de mudar o cenário do jogo.
Sinisterra empata para o Cruzeiro
Também contratado na última janela de transferências, Luis Sinisterra empatou o jogo e marcou seu primeiro gol pelo Cruzeiro. Após linda jogada de Arroyo e Matheus Pereira, a bola bateu na trave e sobrou para o colombiano na grande área. Livre, ele completou para as redes, aos 27 da etapa final.
Brilha a estrela de Gabigol!
A estrela de Gabigol brilhou! Acionado no segundo tempo, o camisa 9 viveu um momento mágico ao marcar o segundo gol do Cruzeiro em um lindo lance. O atacante acertou um “pombo sem asa” e venceu Ronaldo, que nada pôde fazer, aos 40 minutos.
Bahia 1 x 2 Cruzeiro
Bahia
Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Kayky (Michel Araújo), Sanabria (Cauly) e Wilian José. Técnico: Rogério Ceni.
Cruzeiro
Cássio, William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique, Christian (Sinisterra) e Matheus Pereira (Bolasie); Wanderson (Arroyo) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.
Motivo: 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 15 de setembro, às 20h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Daniel Luis Marques (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gols: Jean Lucas (Bahia); Sinisterra e Gabigol (Cruzeiro)
Cartões amarelos: David Duarte (Bahia); Christian, Gabigol e Matheus Henrique (Cruzeiro)