Temperaturas elevadas aumentam consumo e reduzem vazão dos mananciais em Itabira

O Saae reforça a necessidade de a população adotar o consumo consciente e evitar desperdícios

O mês de setembro trouxe o aumento das temperaturas, o que resultou em uma redução significativa da vazão dos mananciais que abastecem Itabira. Diante disso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae)  tem enfrentado dificuldades para manter o abastecimento contínuo na zona urbana do município.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, responsável pelo fornecimento de água a cerca de 60 bairros de Itabira, tem operado com vazão média de 97 litros por segundo (l/s). Esse volume só tem sido possível graças à captação emergencial iniciada em 22 de agosto, que acrescenta cerca de 5 mil m³ de água por dia ao sistema. Fora do período de estiagem, a vazão média é de aproximadamente 130 l/s.

Na ETA Gatos, a situação é ainda mais crítica: a média de 80 l/s caiu para apenas 32 l/s. Essa estação é responsável pelo abastecimento dos bairros Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, Loteamento Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro.

Para minimizar os impactos da estiagem, o Saae tem adotado medidas alternativas, como a intensificação do trabalho de contenção de vazamentos em vias públicas e hidrômetros, reduzindo ao máximo o tempo de reparo.

Mesmo assim, a colaboração da população é fundamental. A autarquia reforça a necessidade do consumo consciente e da redução de desperdícios. A expectativa é de que o consumo aumente ainda mais com a chegada da primavera, que se inicia no dia 22 de setembro e traz consigo temperaturas mais elevadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *