ITABIRA(MG)- Nesta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, o 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Itabira, com o apoio dos brigadistas do Instituto Bromélia e da AMDA, realizou uma série de atendimentos a incêndios em vegetação registrados em diversos pontos da cidade. Ao todo, foram sete ocorrências combatidas, impedindo que o fogo se alastrasse para outras áreas verdes, o que poderia causar danos ambientais ainda mais graves e transtornos à população, como a intensa fumaça e a fuligem.

Os incêndios de maiores proporções aconteceram nos bairros Santa Ruth, Vila Conceição, Machado, Colina da Praia e Rio de Peixe. Graças à ação rápida e coordenada das equipes, foi possível conter as chamas e minimizar os impactos para o meio ambiente e para a saúde da população.
O comandante do pelotão, Tenente Jocélio, reforça o alerta sobre os riscos das queimadas:
“Provocar incêndio é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Além dos danos à natureza, o fogo coloca em risco a vida das pessoas e dos animais, além de sobrecarregar os serviços de emergência”, ressalta.

Como o cidadão pode ajudar a prevenir incêndios:
Não ateie fogo em terrenos para limpeza;
Evite descartar bitucas de cigarro em locais com vegetação seca;
Tenha cuidado ao fazer fogueiras, especialmente em áreas rurais e próximas a matas;
Denuncie queimadas ilegais ligando para o número de emergência 193, do Corpo de Bombeiros.
A conscientização e a colaboração da população são fundamentais para evitar novas ocorrências e preservar o meio ambiente.
Asnoticiasonline.com.br