De Brumadinho, Paulo Maia vence o Desafio Mundial dos Operadores em MG

Disputa com máquinas pesadas em Contagem consagrou representante de Minas entre os melhores do país

Divulgação Sotreq

Contagem (MG), agosto de 2025 – A cidade de Contagem – MG foi sede, neste sábado (23/08), da 5ª etapa regional do Desafio Mundial de Operadores Caterpillar (Global Operator Challenge 2025–2026). A disputa, promovida pela Sotreq, maior representante Caterpillar no Brasil, reuniu 15 operadores profissionais de Minas Gerais e outras regiões para uma série de provas práticas com escavadeiras, carregadeiras e retroescavadeiras.
 

Ao longo do dia, os participantes foram desafiados a demonstrar precisão, agilidade, domínio das tecnologias CAT e atenção rigorosa aos critérios de segurança. Entre eles, quem se destacou foi Paulo Henrique Maia, de Brumadinho (MG), que conquistou o primeiro lugar na etapa.
 

Operador desde os 14 anos, Maia definiu a conquista como um novo marco na carreira. “Essa iniciativa é maravilhosa e deveria acontecer mais vezes, independentemente de ter campeão ou não. Só tenho a agradecer por esse momento”, afirmou.
 

Com a vaga garantida para a final nacional, marcada para setembro, em Piracicaba (SP), o mineiro já projeta os próximos desafios. “Vou com a mesma garra e determinação. Se estou entre os melhores do Brasil, por que não entre os melhores do planeta? Quero me ver em Las Vegas representando o país, se Deus quiser”, completou.
 

“O Desafio Mundial dos Operadores de Máquinas chega a Minas Gerais para homenagear e reconhecer a importância dos operadores de máquinas, profissionais que transformam projetos em realidade. O evento celebra o talento, a força e a dedicação deles”, destaca Paulo Chaves, gerente geral da Sotreq Contagem, anfitrião do evento.
 

Competição retorna para o Sudeste
A etapa de Contagem seguiu a mesma dinâmica técnica das fases anteriores, já realizadas em Jaguariúna (SP), Aparecida de Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e São Luís (MA). Os participantes foram submetidos a uma avaliação teórica inicial, que definiu quem avançaria para as provas práticas.
 

Os três melhores classificados conquistaram vaga para a final nacional, programada para setembro, em Piracicaba-SP. O vencedor deste encontro representará o Brasil na disputa continental da América Latina e, se avançar, estará na final mundial do Global Operator Challenge, que será realizada em março de 2026, em Las Vegas (EUA), dentro da CONEXPO-CON/AGG, o maior evento de construção da América do Norte.
 

Sobre a Sotreq
Com mais de 80 anos de história, a Sotreq é uma empresa brasileira que fornece soluções para equipamentos novos e seminovos, tecnologia embarcada, suporte ao produto e locação. É revendedora oficial Caterpillar com mais de 50 filiais e atuação em mais de 90% do território nacional. Atende aos mercados de Construção, Mineração, Agronegócio, Energia, Florestal, Industrial, Petróleo & Gás e Marítimo, com uma equipe técnica altamente qualificada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *