ITABIRA (MG) – Na manhã desta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente (MAmb) desarticulou uma estrutura de garimpo ilegal em uma mina abandonada, na Fazenda Piteiras as margens da rodovia MG-120, no km 452 . A ação resultou na prisão de sete pessoas e na apreensão de uma grande quantidade de materiais explosivos, munições e objetos de origem duvidosa.

De acordo com as informações, a operação teve início após denúncias e monitoramento de uma área já conhecida pela prática de garimpagem clandestina. No local, os militares localizaram veículos estacionados próximos ao ponto de vistoria e montaram cerco estratégico, com apoio de equipes do 26º Batalhão da PM e do Corpo de Bombeiros.

Durante a inspeção, os policiais conseguiram acesso aos túneis da mina, que estavam fechados por um portão de ferro. O dispositivo precisou ser rompido com auxílio de um alicate hidráulico utilizado pelos bombeiros. Dentro das galerias, foi confirmada a prática de extração ilegal de minério.

Em meio às buscas, foram encontradas 16 bananas de dinamite, 103 invólucros com anfo (explosivo), 69 espoletas, cordel detonante, além de munições calibre 32, celulares e invólucros contendo pedras e semijoias. No alojamento improvisado, mais materiais foram recolhidos.

Resultados da operação:
07 presos;
16 bananas de dinamite;
103 invólucros com anfo;
03 metros de cordel detonante;
69 espoletas para dinamite;
12 cartuchos calibre 32;
02 celulares;
01 invólucro com pedras (escória ou esmeraldas);
01 invólucro com joias/semijoias.
A Polícia Ambiental informou que, além das prisões, autos de infração foram lavrados e as atividades ilegais foram suspensas.
A ação contou com a participação das equipes da 3ª Cia MAmb/2º Pelotão/6º GP, militares do 26º BPM e apoio dos Bombeiros Militares de Itabira.
Militares do Meio Ambiente Sargentos Adão, Evando, Carmo, Militares de apoio do 26º BPM Sargentos Rocha, Tavares, Soldados Miranda, Santos, equipe dos Bombeiros Militares Cabo Gonçalves e os Soldados Teixeira e Simões.