Polícia Militar Ambiental flagra parcelamento ilegal de solo e incêndio em área de vegetação no Vista Alegre em Itabira

ITABIRA(MG)- Na manhã do último domingo, 17 de agosto de 2025, a Polícia Militar de Meio Ambiente registrou uma ocorrência de parcelamento ilegal de solo urbano, incêndio em área de vegetação nativa e desobediência, em Itabira.

A equipe foi acionada por meio de denúncia de incêndio e, ao chegar ao local, as margens da rodovia LMG-779 na localidade do Vista Alegre, constatou que o fogo teria começado em uma área onde um cidadão realizava o parcelamento irregular do terreno. De acordo com os militares, o responsável já havia sido orientado em data anterior a suspender a atividade, mas desobedeceu a determinação e deu continuidade à prática.

Segundo a ocorrência, o incêndio foi provocado por trabalhadores que atuavam no chamado “chacreamento” no sábado (16). As chamas atingiram aproximadamente cinco hectares de vegetação, entre áreas nativas e exóticas, sendo que cerca de um hectare pertencia a proprietários vizinhos, ocasionando prejuízo a terceiros.

Durante a ação, um dos envolvidos foi preso por desobediência, após ser flagrado trabalhando na implantação irregular, mesmo após ordem para cessar a atividade. O responsável pelo empreendimento não compareceu para prestar esclarecimentos.

Como medida, a Polícia Militar Ambiental lavrou um auto de infração no valor de R$ 20 mil, suspendeu todas as atividades no local e registrou a prisão em flagrante.

A ocorrência foi atendida pela equipe composta pelos sargentos Adão, Donel, Evando e Carmo.

Asnoticiasonline.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *