NOVA LIMA(MG)- Na tarde desta sexta-feira, 15 de agosto de 2025, uma operação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) no bairro Rosário em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, terminou em confronto armado e na morte de um suspeito faccionado ao Comando Vermelho (CV).

De acordo com a Polícia Militar, a ação foi desencadeada após informações do serviço de inteligência apontarem o paradeiro do indivíduo, que possuía mandado de prisão em aberto. Durante o cumprimento da ordem judicial, o suspeito Matheus Henrique Dias da Costa, de 27 anos, conhecido como “Vaca”, tentou fugir pelos fundos da casa, desobedecendo as ordens de parada imposta pelos Militares, quando sacou de uma arma e reagiu contra as equipes policiais. Que em pronta resposta a injusta agressão revidaram.
Durante a troca de tiros, Matheus Costa acabou atingido. Ele foi socorrido imediatamente até uma UPA Dr. José Adelson Pires Moreira, no município, onde não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado.
Durante buscas no interior da casa foram encontrados além da arma apreendida, duas granadas improvisadas, 17 munições calibre 9mm, bucha de maconha, um rádio comunicador, um notebook, um caderno com anotações relacionadas ao tráfico de drogas.
As granadas foram destruídas pelo Esquadrão Antibombas do BOPE devido ao risco de transporte. O caso foi encerrado e registrado na Delegacia de Plantão de Nova Lima.
A Polícia Militar reforçou que operações desse tipo fazem parte da estratégia de combate ao crime organizado e de enfrentamento a facções criminosas no estado.