A atividade aconteceu na Câmara Municipal de Santa Bárbara. Durante a sessão foram eleitos os alunos que representarão o Polo na etapa estadual do programa, em setembro.

Os alunos de São Gonçalo do Rio Abaixo participaram nesta quinta, 14 de agosto, da Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas, edição 2025. O evento sediado no município de Santa Bárbara reuniu estudantes de diversos municípios do Polo Médio Piracicaba, que participaram ativamente das discussões e votações das propostas elaboradas ao longo do ano.

Com o tema “Juventude e Direitos Culturais”, os participantes debateram ideias e apresentaram sugestões para políticas públicas voltadas ao acesso à cultura. Ao todo, estiveram presentes representantes das Câmaras Municipais de Catas Altas, Itabira, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo. O Presidente Marlon Tulio Pessoa Costa, acompanhou a atividade.

Durante a Plenária Regional, os jovens parlamentares debateram as propostas mais relevantes discutidas nas etapas municipais e definiram, por meio de votação, aquelas que serão levadas à Plenária Estadual, em Belo Horizonte, onde se reúnem representantes de todo o estado de Minas Gerais. Foram eleitas três proposições, uma parra cada subtema. São elas:

Subtema 1 – A Juventude como Direito
Proposta 1F: Lançamento, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, de editais específicos para expressões culturais juvenis, como grafite, hip hop, batalhas de rimas, slam, moda urbana e música independente. Esses editais devem incentivar a criação, o aprendizado e a divulgação da arte feita pelos jovens, valorizando sua criatividade.

Subtema 2 – A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social
Proposta 2F: Realização do Festival Jovem de Cultura e Hackathon Criativo, unindo expressões artísticas juvenis (música, dança, teatro, grafite, audiovisual) a um desafio de inovação, no qual jovens desenvolvem soluções tecnológicas e culturais para problemas reais de suas comunidades, fomentando inovação, protagonismo juvenil e economia criativa.

Subtema 3 – Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania
Proposta 3D: Criação de cursos técnicos e oficinas culturais para capacitar jovens em áreas de mineração sustentável, patrimônio geológico e educação ambiental, aliando inovação tecnológica, preservação ambiental, valorização cultural e geração de renda.

Na sequência, foram eleitos por meio de votação, seis alunos, um de cada cidade participante, para representação do Polo Médio Piracicaba, na Plenária Estadual do programa, na ALMG, em setembro. A jovem Giovana Malta Fonseca alcançou 61 votos e será a voz são-gonçalense na capital mineira, entre os dias 17 a 19 de setembro.

A Câmara de São Gonçalo reafirma seu compromisso com a formação política da juventude e parabeniza todos os estudantes envolvidos pelo empenho e seriedade com que conduziram os trabalhos. No âmbito municipal, o projeto é coordenado pela Escola do Legislativo Isabel Rodrigues.