O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastres (Nucard), esteve no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na quarta-feira. 30 de julho, para ouvir demandas da comunidade impactada pelo rompimento da barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015.
A visita técnica foi realizada em conjunto com a Comissão de Atingidos de Bento Rodrigues, representantes da Assessoria Técnica Cáritas Mariana e da empresa Samarco.

A atividade foi realizada no âmbito da execução do Novo Acordo do Rio Doce, homologado em novembro de 2024, e teve como objetivo promover uma escuta qualificada da Comissão de Atingidos e mapear áreas de interesse da comunidade para preservação de memória do rompimento e de Bento Rodrigues.
Durante a visita, a comissão apresentou locais considerados fundamentais para a preservação da memória do antigo distrito de Bento Rodrigues, destacando espaços de valor histórico e cultural, como trechos das passagens da Estrada Real, do Caminho Religioso da Estrada Real e do trajeto “Nos Passos de Dom Viçoso”. Também foram indicados pontos de referência da vivência local.

Ao final da tarde, foi realizada uma reunião na sede da Assessoria Técnica, na qual os técnicos do MPMG apresentaram o mapa da antiga Bento Rodrigues. Durante o encontro, os representantes da comissão identificaram e indicaram, diretamente no mapa, os locais de interesse.
“Com base nos subsídios obtidos na visita técnica, o Nucard seguirá discutindo o uso futuro de Bento Rodrigues, em respeito à memória da comunidade e escuta dos atingidos”, afirmou o coordenador do núcleo, promotor de Justiça Leonardo Castro Maia.
Ministério Público de Minas Gerais