Asilo de João Monlevade recebe doações por meio do projeto “Mãos Unidas”

Iniciativa do Cejusc local visa promover a cultura da solidariedade

Promover a cultura de solidariedade. Esse é um dos objetivos do projeto “Mãos Unidas”, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de João Monlevade, na região central de Minas Gerais.

Visando também a ampliação da relação institucional do Judiciário estadual com a sociedade, além de contribuir com as entidades e instituições do município que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, a ação tem como base a “Cartilha de Práticas” da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O documento atribui ao setor de cidadania dos Cejuscs a possibilidade de realizar iniciativas que promovam cidadania, com foco na inclusão social e no acesso ao Sistema de Direitos. 

Not-MaosUnidasJoaoMonlevade1.jpg
Lar São José recebeu doações após campanha do projeto “Mãos Unidas” (Crédito: Divulgação / TJMG)

Entre as atividades realizadas pelo “Mãos Unidas”, destaca-se o apoio ao Lar São José, da Sociedade São Vicente de Paulo, no bairro Laranjeiras. No dia 18/7, foram entregues doações que incluíram 408 unidades de fraldas geriátricas, 74 litros de leite, aproximadamente 8 litros de sabonete líquido, além de caixas de máscaras, luvas, lenço umedecido e condicionador.

A ajuda à instituição tem por finalidade a prática da assistência social e da promoção humana, visando o atendimento às pessoas idosas nele acolhidas. Dessa forma, tem o intuito de arrecadar alimentos, roupas, fraldas geriátricas e cobertores para doação.

Solidariedade

O juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, ressaltou que a atuação junto ao Lar São José demonstra o verdadeiro espírito de solidariedade que move o projeto.

“Parabenizo, com entusiasmo, o projeto ‘Mãos Unidas’, apoiado e institucionalizado pela 3ª Vice-Presidência. A iniciativa consagra a seriedade, a sensibilidade e o impacto social das ações realizadas”, comentou.

Not-MaosUnidasJoaoMonlevade.jpg
A entrega das doações recebidas pelo Cejusc da Comarca de João Monlevade foi realizada no dia 18/7 (Crédito: Divulgação / TJMG)

O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de João Monlevade, Carlos Pereira Gomes Junior, falou sobre a satisfação por ter concretizado a iniciativa com a entrega de doações.

Ele enalteceu o trabalho realizado pelo juiz Estevão José Damazo, idealizador do projeto e que assumiu recentemente a 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Ibirité.

“É importante também agradecer à comunidade jurídica de João Monlevade, que abraçou a campanha e contribuiu significativamente com as doações dos itens que foram entregues à instituição”, comentou.

Cidadania

Além do Lar São José, o projeto “Mãos Unidas” também ajuda instituições como Trabalhadores do Bem e Fundação Crê-Ser, com a realização de campanhas de sensibilização que promovem a cultura do voluntariado e da doação, incentivando a participação ativa dos colaboradores, por meio do setor de cidadania do Cejusc.

A próxima etapa do trabalho será promovida nos meses de setembro e outubro de 2025, com doações destinadas à Fundação Crê-Ser.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *