26º BPM – Polícia Militar lança operação “Linha Segura”

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou a Operação “Linha Segura”, que será realizada até o dia 03 de agosto de 2025. A ação visa intensificar a fiscalização e combater o uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena, durante o período de férias escolares, promovendo a conscientização sobre os riscos à vida de pedestres, ciclistas e motociclistas, além dos danos ao patrimônio público e privado. A operação prevê apreensões e responsabilização dos infratores, com base na Lei Estadual nº 23.515/2019, que proíbe a venda e o uso desses materiais.

Durante as férias, é comum o aumento da prática de soltar pipas, especialmente entre crianças e adolescentes. No entanto, o uso de linhas cortantes, como cerol e linhas chilenas, representa um grave risco à vida de pedestres, ciclistas e motociclistas, além de ocasionar danos ao patrimônio público e privado.

O uso de linhas cortantes em áreas públicas pode configurar crime previsto no Art. 132 do Código Penal, cabendo multa de aproximadamente R$ 5.000,00 aos pais ou responsáveis por menores flagrados com o material. A comercialização também é proibida, sujeita a sanções administrativas e pecuniárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *