As atividades promovem o acolhimento, diversão e interação dos alunos da Rede Municipal de Ensino

Chegou o recesso escolar e, com ele, a Prefeitura de Itabira promove as Oficinas de Inverno. A atividade, realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação, promete encher de cor, alegria e criatividade as férias dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Durante os dias 22, 24, 29 e 31 de julho sete escolas estarão abertas para os alunos do Fundamental I e II, no horário das 8h às 12h, com diversão e interação.
As oficinas têm como objetivo acolher os estudantes nesse período de pausa letiva, mantendo o vínculo com a escola e promovendo experiências enriquecedoras em ambientes seguros, educativos e acolhedores. Entre as atividades programadas estão dança, teatro, música, literatura, recreação e diversas expressões culturais e criativas que estimulam a convivência, a imaginação e o aprendizado de forma lúdica.
Além dos momentos de lazer e aprendizagem, os alunos participantes receberão duas refeições diárias — café da manhã e almoço — com cardápios saudáveis, que priorizam alimentos da agricultura familiar.
A secretária municipal de Educação, Edna Carvalho, reforça a importância da ação: “Essas oficinas foram pensadas com muito carinho para garantir que nossas crianças tenham acesso a um ambiente acolhedor e educativo mesmo durante o recesso. Queremos manter o vínculo com a escola, fortalecer a aprendizagem e garantir uma alimentação saudável, com atividades que façam sentido para o desenvolvimento integral dos nossos alunos.
As atividades contam ainda com a parceria da Una Itabira, que vai promover ações de saúde bucal com avaliação odontológica e oficinas de escovação. Para uma programação mais atrativa, o evento também conta com o apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e da Itaurb.
As atividades acontecerão nas escolas municipais Antônio Camilo Alvim (Barreiro), Ester Pereira Guerra (Gabiroba), Filomena Jardim (Madre Maria de Jesus), Marina Bragança de Mendonça (Monsenhor José Lopes), Nico Andrade (João XXIII), Pedreira do Instituto (Pedreira) e Prefeito Virgílio José Gazire (Nossa Senhora das Oliveiras).
As inscrições já foram feitas nas próprias escolas, quando os pais ou responsáveis informaram a instituição de preferência para que os filhos compareçam durante as férias. Os estudantes deverão levar os próprios objetos pessoais, como garrafinha de água, escova e creme dental.



