Na guerra de narrativas, integrantes do governo brasileiro comemoraram coluna em jornal dos EUA, dizendo que tarifaço foi “presente” a Lula
Igor Gadelha/Metrópoles

Integrantes do governo Lula comemoraram, nos bastidores, um artigo de um colunista do jornal americano The Washington Post com uma análise sobre os efeitos políticos do tarifaço imposto por Donald Trump ao Brasil.
Com o título “O bullying de Trump ao Brasil está saindo pela culatra” (em tradução livre), o artigo afirma que Trump deu um “presente de Natal” antecipado a Lula por meio de um “ataque desastrado à soberania” brasileira.

“Para Lula, cujo campo político de esquerda enfrentará uma eleição difícil em 2026, esse momento é uma bênção inesperada. Pesquisas mostram uma renovada aprovação popular ao seu governo, diante do que é percebido como intimidação americana provocada por Bolsonaro. As tarifas também prejudicam os interesses da elite empresarial — que costuma ser o maior apoio da oposição conservadora a Lula”, diz o artigo, assinado pelo colunista Ishaan Tharoor.
Na avaliação de integrantes do governo Lula, entre eles, alguns diplomatas da cúpula do Itamaraty, o artigo seria relevante, porque foi publicado em um jornal lido “por quem resolve ou por quem fala com quem resolve”.
Leia também
- Lula é orientado a “poupar” Tarcísio por um motivo; saiba qual
- Petistas veem uma “única saída” para Eduardo Bolsonaro no tarifaço
- Ministros vão propor a Lula restringir vistos de autoridades dos EUA
- A previsão na PGR para a possível prisão de Bolsonaro
Desde que Trump tornou pública a promessa da tarifa de 50% sobre importações brasileiras aos Estados Unidos, membros do governo Lula também iniciaram uma ofensiva sobre a repercussão do tema na mídia internacional.
Ministros de Lula e o próprio presidente da República deram entrevistas e publicaram artigos em veículos americanos e europeus criticando Trump pela promessa do tarifaço e defendendo a soberania brasileira.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do Metrópoles.