Expectativa é castrar cerca de 200 animais em dois dias de ação
A Prefeitura de Itabira, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMAPA), promove mais um mutirão de castração de cães e gatos na cidade. Desta vez, a ação será dedicada exclusivamente aos bairros Pedreira e Gabiroba, por meio do projeto Chamada dos Bichos, uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com o Instituto ARBO.

O mutirão será realizado no sábado, 2 de agosto, no CRAS Pedreira, e no domingo, 3 de agosto, no CRAS Gabiroba, sempre das 8h às 17h. A expectativa é castrar cerca de 200 animais ao longo dos dois dias.
A escolha pelos bairros Gabiroba e Pedreira leva em conta a grande concentração de moradores e a demanda crescente por serviços gratuitos de controle populacional de cães e gatos nessas regiões. Além de evitar a reprodução descontrolada e prevenir doenças, especialmente em fêmeas, a castração facilita o cuidado dos tutores e contribui para o equilíbrio ambiental. Ao descentralizar o serviço, a Prefeitura busca também reduzir as dificuldades de deslocamento dos moradores, levando o atendimento diretamente a quem mais precisa.

“Levar o mutirão diretamente aos bairros é um passo importante para democratizar o acesso à proteção animal. A Prefeitura está comprometida em promover políticas públicas que alcancem quem mais precisa, cuidando da saúde pública e do bem-estar dos nossos animais e da população,” destaca a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Elaine Mendes.
Como participar?
Tutores interessados devem realizar o cadastro pelo link disponibilizado pela Prefeitura (clique aqui). Os selecionados serão comunicados diretamente pelas informações fornecidas no formulário. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito com a equipe do projeto Chamada dos Bichos pelo telefone (31) 99850-5177.
Além do mutirão nos bairros Pedreira e Gabiroba, a Prefeitura de Itabira já realizou, só no primeiro semestre de 2025, a castração de mais de 800 animais em diferentes regiões da cidade e nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. A iniciativa contou com a atuação conjunta do Departamento de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, da Supash (Sociedade Ubaense de Proteção Animal e Saúde Humana), da Secretaria de Meio Ambiente e de outros parceiros públicos.
Durante a ação nos bairros, a Secretaria Municipal de Assistência Social também marcará presença com o serviço de cadastro e atualização no Cadastro Único (CadÚnico). Para o atendimento, é necessário apresentar os documentos originais de todos os membros da família, como o RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço.